A prestação de serviço da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) à Prefeitura de Vitória da Conquista foi tema de uma reunião entre o gerente regional da empresa, Manoel Marques, o prefeito em exercício, Aloisio Alan, e o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura. O encontro foi realizado no Gabinete da Chefia do Poder Executivo, na manhã desta segunda-feira (15).
O prefeito em exercício sinalizou sobre a importância de manter o diálogo aberto com a empresa, principalmente quando o assunto é a melhoria do atendimento à população de Vitória da Conquista. “A conversa foi sobre fortalecer a parceria que a Prefeitura tem com a Embasa, e tratar sobre a manutenção da parte de esgotamento, do fornecimento de água e da estrutura asfáltica quando é feita alguma intervenção. É por meio dessa parceria que a gente otimiza a qualidade do serviço prestado e torna-se referência”, ressaltou.
Em 2024, Vitória da Conquista apareceu como a cidade mais bem saneada do Nordeste, na 6ª edição do Ranking do Saneamento que analisou os 100 municípios mais populosos do Brasil. O estudo, que foi realizado pelo Instituto Trata Brasil, levou em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades. Em nível nacional, a cidade ficou em 29º lugar.

O gerente regional da Embasa, Manoel Marques, afirmou que a empresa tem tomado medidas para resolver questões críticas, a exemplo das obras para o abastecimento de água em Cabeceira do Jiboia, Cercadinho e Inhobim, únicos distritos de Vitória da Conquista que ainda não são atendidos com o serviço. A respeito do esgotamento, o gerente citou os exemplos do Campinhos e Simão, que estão recebendo as obras.
Com relação à recomposição asfáltica feita pela Embasa após o corte no asfalto para novas ligações de água e esgoto, o gerente afirmou que houve melhorias no serviço para que as obras tenham mais durabilidade e não venham gerar buracos nas vias posteriormente. Esse, inclusive, é um apelo antigo da Gestão Municipal.
“Fomos convidados pelo prefeito em exercício e ficamos muito feliz em compartilhar os avanços que a Embasa possibilitou em questões como recomposição asfáltica, substituição das tampas de concreto, avanço com as obras dos distritos, que já foram licitadas. A Embasa se mostra, cada vez mais, parceira da Prefeitura em prol do bem-estar da população”, disse Manoel.
Também estavam presentes os secretários municipais da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, e de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura, e o assessor Juca Fernandes.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC