A Secretaria Municipal de Educação (Smed) deu um passo rumo à modernização da gestão escolar ao instituir o Diário de Classe Digital (DCD) para as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. A portaria nº 77/2025 foi publicada nesta quinta-feira (11), no Diário Oficial do Município (DOM) e visa integrar as atividades escolares ao Sistema Municipal de Gestão Escolar (SMGE), promovendo maior eficiência e controle nas atividades educativas.
De acordo com o secretário Edgard Larry, o Diário de Classe Digital será um instrumento oficial para o registro, acompanhamento e monitoramento de diversas atividades escolares, a exemplo da frequência dos alunos, conteúdos ministrados, avaliações e estratégias de recuperação de aprendizagem, sempre em conformidade com as normas educacionais vigentes. O DCD funcionará por meio de um aplicativo que estará disponível na web, e também contara com versões nativas para Android e iOS, com acesso obrigatório para professores e gestores.
Segundo a portaria, o DCD deverá facilitar a rotina de professores e gestores escolares, modernizar os registros e o monitoramento de dados educacionais, otimizar a coleta e a análise de informações. Além disso, as frequências, conteúdos, avaliações e recuperações serão registrados digitalmente.
Professores, gestores e secretários escolares terão acesso controlado, com funções específicas para cada perfil. A expectativa da Smed é que a ferramenta contribua significativamente para a melhoria da qualidade do ensino e da gestão nas escolas municipais.
Para mais informações acesse https://www.pmvc.ba.gov.br/prefeitura-inicia-implantacao-do-diario-digital-na-rede-municipal-de-ensino/.
- Diretor Alexandre Dourado Botelho acessando o sistema. A EM Milton de Almeida Santos foi uma das escolas-piloto do DCD.
- Gestores e secretários receberam formação entre os dias 4 e 5 de agosto
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC