O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou, nesta sexta-feira (29), que seu primeiro ato caso fosse eleito presidente da república seria conceder a Jair Bolsonaro (PL) um indulto. O ex-presidente está cumprindo prisão domiciliar e é réu de um julgamento por tentativa de golpe de Estado.
“Na hora. 1º ato. Porque eu acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado”, declarou Tarcísio, um dia antes do julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), que será realizado nesta terça-feira (2).
Apesar da declaração, o governador de São Paulo continua afirmando que não pretende disputar as eleições ao Planalto em 2026.
“Eu não sou candidato à Presidência, vou deixar isso bem claro. Todo governador de São Paulo é presidenciável pelo tamanho do Estado, mas na história recente só Jânio Quadros e Washington Luís chegaram à Presidência”, comentou ele.
Em julho, ele já havia defendido que “qualquer candidato de centro-direita” deveria conceder ao ex-presidente a Bolsonaro, caso for condenado.
Fonte: Bahia Noticias | Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP