AGU contrata escritório nos EUA para tentar reverter sanções de Trump
Poder Politica

AGU contrata escritório nos EUA para tentar reverter sanções de Trump

A Advocacia-Geral da União (AGU) fechou contrato com o escritório norte-americano Arnold & Porter Kaye Scholar LLP para atuar na defesa do Brasil diante das sanções e tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.

Segundo a AGU, o escritório “vai atuar perante órgãos e autoridades judiciais dos Estados Unidos, seguindo instruções exclusivas da AGU”.

Atualmente, a AGU possui 17 contratos com escritórios em 11 países, usados em casos de extradição, recuperação de ativos e disputas comerciais. Entre os processos em andamento com apoio internacional estão a repatriação do navio Esmeralda Bahia e as extradições de condenados pelos atos de 8 de janeiro.

O contrato com o escritório norte-americano foi firmado por inexigibilidade de licitação, terá duração de 48 meses e valor máximo de US$ 3,5 milhões, com pagamentos realizados conforme a demanda e a complexidade dos serviços.

A AGU também informou que adotará medidas para buscar ressarcimento dos custos junto a eventuais responsáveis pelos danos causados ao Brasil.

Fonte: Metro1 | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil