A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) está realizando uma distribuição de kits de livros para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e para Organizações da Sociedade Civil que ofertam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Os livros são fruto de uma parceria firmada entre a Semdes e a Pia Sociedade de São Paulo (Paulus Social), entidade beneficente que atua nos campos da assistência social e educação, promovendo assessoramento e capacitações no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Cada kit contém 5 livros, são eles: A menina e o mundo; A caça ao Saci; O segredo do barquinho; Zé do morro; e Somos catorze (quinze ou dezesseis).
- Os kits estão sendo entregues para unidades da assistência social e Organizações da Sociedade Civil
- Dayana Evelinne
Ao todo, serão entregues cerca de 3 mil kits de livros, que serão utilizados em atividades socioeducativas e de fortalecimento de vínculos. “Esses materiais ampliam o repertório de trabalho das equipes e favorecem a inserção da leitura como prática cotidiana nas atividades com crianças e adolescentes e apoio na execução das atividades socioeducativas”, destacou a coordenadora da Proteção Social Básica, Dayana Evelinne, que supervisionou a distribuição.

A gerente do Cras Pedrinhas, Elíude Bonfim, e o educador social, Romário Santos recebendo os kits de livros
O educador social Romário Santos, que atua no Cras Pedrinhas, explicou que já havia participado de uma formação promovida pela Paulus Social e que os kits vão fortalecer as ações com os usuários. “Os livros vão contribuir muito nas atividades com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência. A ideia é incentivar o contato com diferentes obras e estimular o hábito da leitura de forma contínua”, afirmou.
A última instituição a receber os kits foi o Lar Santa Catarina de Sena, no Bairro Brasil. Para a irmã Luzia Cristina, uma das representantes da organização, os livros são uma porta de entrada para novos horizontes. “A leitura é fundamental. Temos um projeto com biblioteca ativa, que permite que as crianças levem livros para casa, e também desenvolvemos atividades teatrais. A ampliação do acervo fortalece ainda mais esse trabalho”, ressaltou.

Irmã Luzia Cristina