Nesta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista vistoriou as obras de três novas unidades de saúde que estão sendo construídas no município. São elas: Régis Pacheco, João Melo Filho e Lagoa das Flores II. Além disso, já foi iniciada a construção de mais duas unidades, no Vila Eliza e Jardim Valéria, fortalecendo a rede de saúde do município.
As visitas foram feitas por uma equipe da SMS, que esteve nas unidades para acompanhar o andamento das obras. A secretária de Saúde, Fernanda Maron, destacou a importância dos novos equipamentos para ampliar a qualidade e a quantidade de serviços de saúde oferecidos à população. “Quando fortalecemos a atenção primária no nosso município, estamos dando à população um acesso universal, equitativo e levando mais promoção da saúde e prevenção de doenças”.
O primeiro equipamento visitado foi a Régis Pacheco, que será uma unidade de saúde de Porte III e atenderá aproximadamente 10 mil pessoas, da zona urbana e rural. Serão oferecidos serviços de vacinação, coleta de preventivo, consultas, dispensação e acolhimento farmacêutico, espaços apropriados para a manutenção e descarte de material, além da estrutura moderna para um atendimento mais humanizado à população, mantendo o padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Saúde e já entregue na Unidade de Saúde da Família Dr. Onildo Pereira de Oliveira Filho, no Patagônia.
Outro benefício das novas unidades construídas será a economia dos recursos públicos, já que atualmente a população dessas localidades é atendida em unidades que funcionam em imóveis alugados, que nem sempre têm a estrutura adequada para a realização de todos os serviços de saúde.
“Vamos entregar uma unidade com estrutura física adequada para não só atender melhor a nossa população, mas também dar melhores condições de trabalho aos nossos servidores. Na Unidade de Saúde, a população pode realizar diversos exames e consultas, e para que o atendimento aconteça da melhor forma é necessária uma estrutura física adequada”, afirmou a secretária.
A segunda visita do dia foi na Unidade de Saúde João Melo Filho, no Bairro Ibirapuera. Trata-se de uma unidade de Porte II, que contará com duas equipes de Saúde da Família para o atendimento de cerca de 8 mil pessoas. A obra já se encontra em fase de acabamento, e deve ser a primeira a ser entregue à população.
- Visita…
- à Unidade de Saúde…
- João Melo Filho…
- no bairro Ibirapuera
A última unidade a ser vistoriada foi a de Lagoa das Flores II, em mais uma demonstração do compromisso do Governo Municipal em fortalecer a Atenção Primária à Saúde também na Zona Rural do município. A unidade, de Porte I, contará com uma equipe de Saúde da Família e deve atender cerca de 4 mil pessoas.
A diretora de Atenção Básica da SMS, Taise Amâncio, reforçou que a melhoria na infraestrutura das unidades de saúde fortalece a atenção primária do município. “Quando a gente tem uma infraestrutura adequada, melhoramos a experiência do usuário no atendimento, facilita o acolhimento dessa população e também melhora o ambiente de trabalho para os nossos servidores, que já estão na expectativa pelos novos locais de trabalho. Todos os serviços de atenção primária serão oferecidos, e quando a gente tem um espaço físico mais adequado, esses serviços também são de maior qualidade para a população”.
- Obras…
- na Unidade de Saúde…
- Lagoa das Flores II
As unidades de saúde Régis Pacheco, João Melo Filho e Lagoa das Flores II estão sendo construídas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III).
Também serão entregues novas unidades de saúde no bairro Jardim Valéria e no loteamento Vila Elisa, próximas às unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, que não contavam com equipamentos de saúde. Estas obras são realizadas com recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC – Saúde), e já foram iniciadas após a assinatura das respectivas ordens de serviço e a conclusão do processo de licitação.
Fonte: AScom/PMVC | Foto: AScom/PMVC