Vitória da Conquista dá mais um passo na ressocialização de pessoas privadas de liberdade com a expansão do projeto “Começar de Novo”, parceria da Prefeitura Municipal com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap-BA) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A iniciativa, que em 2018 foi pioneira no município, ganha um novo fôlego ao firmar uma parceria inédita com a Subseção da Justiça Federal, direcionando vagas de trabalho para mulheres em regime semiaberto.
Pela primeira vez, a Justiça Federal abrirá suas portas para receber mulheres que cumprirão pena prestando serviços administrativos. O trabalho consiste na colaboração para a separação e descarte de processos antigos dos Juizados Especiais Federais. O material reciclável será doado para a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis de Vitória da Conquista (Acres).
“A Justiça Federal, com grande satisfação, agora se junta ao ‘Começar de Novo’. Estamos receptivos e confiantes de que esse projeto renderá bons frutos e esperamos que sirva de exemplo para que outros órgãos também abram suas portas, proporcionando oportunidades a essas pessoas”, afirmou a diretora da Justiça Federal, Leila Lessa, que agradeceu ao Governo Municipal por participar do projeto.
A colaboração, fruto do empenho da Prefeitura de Vitória da Conquista, da Justiça Federal e do Ministério Público, reforça o compromisso do município em combater a desigualdade de gênero. “A importância dessa fase do projeto é tamanha, para a qual contamos com o apoio da Justiça Federal e com a sensibilidade do Ministério Público, que gentilmente disponibilizou o veículo para o transporte das reeducandas do Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves às atividades aqui realizadas. Este momento representa, para o projeto ‘Começar de Novo’, uma valiosa oportunidade de trabalho colaborativo, com a expectativa de promover a transformação na vida das participantes”, destacou a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.
Para a secretária, a iniciativa pioneira tem dois momentos simbólicos: a assinatura do protocolo de intenções para convênio de cooperação técnica, realizada no Mês da Mulher, e a implementação desse projeto durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.
O coordenador do projeto “Começar de Novo”, Joadir Rocha, enfatizou o caráter colaborativo e de acolhimento do projeto, onde servidoras da Prefeitura atuarão ao lado de funcionários da Justiça Federal para orientar e garantir um ambiente de trabalho respeitoso e produtivo às duas primeiras reeducandas. “Estamos escrevendo uma nova página na história do projeto e, com esta nova experiência na Justiça Federal, temos certeza de que será um sucesso”, concluiu.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC