A Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) constatou um novo furto de fios na Avenida Brumado, em Vitória da Conquista. Dessa vez, foram furtados cerca de 500 metros de cabos que garantem a iluminação nos postes do canteiro central. Este é o terceiro furto de cabos ocorrido na mesma localidade em um período de apenas dois meses.
Os fios estavam instalados no percurso entre o Atacadão, localizado no final da avenida, e o Supermercado Economart, próximo à entrada da Lagoa das Bateias. Segundo o coordenador de Iluminação Pública, Ramon Soares, dessa vez, o prejuízo ao erário público pode chegar a R$ 3.500,00. Já foi formalizada a ocorrência junto ao Disep, e nesta terça-feira (5) será realizada a reposição dos fios.
Neste ano de 2025, o município de Vitória da Conquista já registrou furto de fios em diferentes localidades, algumas com reincidência. Os casos aconteceram no circuito de iluminação da Avenida Integração, no Anel Viário, nos campos da Ester e da Creche, Avenida Presidente Vargas, Bairro Brasil, Loteamento Comveima, duas ocorrências de furto de cabos de cobre na Praça Vitor Brito, no Parque da Lagoa das Bateias, assim como as três ocorrências na Avenida Brumado.
O furto de fios é tipificado no artigo 155 do Código Penal. No caso específico de cabos de cobre, a pena pode ser aumentada em determinados casos, quando leva à interrupção de serviços públicos e a pena pode ser de até 12 anos de reclusão e multa. Além disso, a receptação, o ato de receber, transportar ou ocultar bens furtados ou roubados, também é tipificado e pode ter penas de acordo com a natureza da conduta.
É importante ressaltar que delitos dessa natureza causam não apenas a interrupção de serviços públicos, como energia e telecomunicações, mas também risco de acidentes, pois a fiação pode ser reutilizada de forma inadequada, o que pode provocar até a morte.
Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), de 2014 a 2024, as mortes relacionadas a esse tipo de furto aumentaram 260%. Somente em 2024, foram 54 mortes, e outros 67 ficaram feridos. Até 2014, esses números não passavam de 15 a 20.
A população pode denunciar os casos de vandalismo e furtos de fios de cobre e luminárias por meio do telefone (77) 3420-7005.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC