Governo avalia linha emergencial de crédito a exportadores em ‘plano de contingência ‘ contra tarifaço de Trump
Poder Politica

Governo avalia linha emergencial de crédito a exportadores em ‘plano de contingência ‘ contra tarifaço de Trump

A equipe econômica já trabalha com a possibilidade de ter que implementar um programa de apoio aos empresários afetados com a tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à rádio CBN nesta segunda-feira (21). Na avaliação dele e de outros integrantes do governo, é preciso garantir um financiamento emergencial de alguns setores, especialmente aqueles mais atingidos pela taxação.

O ministro disse que não necessariamente a ajuda aos empreendedores vai implicar em um aumento de gasto primário, diante do esforço do governo para enxugar despesas, e comparou a ação com a ajuda ao Rio Grande do Sul no ano passado.

Haddad declarou que a equipe econômica prepara respostas a “todos os cenários”, inclusive para a implementação, de fato, da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de 1° de agosto. Em retaliação, o ministro apontou que uma das possibilidades é recorrer à Lei da Reciprocidade Econômica, embora tenha ressaltado que a orientação é seguir na mesa de negociação.

“Em uma situação como essa, de agressão externa injustificável, o Ministério da Fazenda se prepara para todos os cenários. Nós temos um plano de contingência para qualquer decisão que venha a ser tomada pelo presidente da República”, afirmou.

Fonte: Metro1 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil