Planetário Everardo Públio de Castro: estrutura moderna e experiências imersivas no aprendizado sobre ciência e tecnologia
Cultura Poder

Planetário Everardo Públio de Castro: estrutura moderna e experiências imersivas no aprendizado sobre ciência e tecnologia

O Centro Cultural Glauber Rocha, na Zona Oeste de Vitória da Conquista, abriga um equipamento moderno que proporciona experiências imersivas na Ciência, e pode ser utilizado pela população de forma gratuita. Trata-se do Planetário Everardo Públio de Castro, que conta uma estrutura equipada para oferecer palestras, explicações sobre o universo e exibição de filmes em 3D, no formato de 360º.

O espaço recebe visitas de escolas, universidades e da comunidade como um todo de Vitória da Conquista e de municípios da região, mostrando-se um importante equipamento de educação, cultura e também de turismo da cidade. Em 2024, o Planetário recebeu cerca de 15 mil pessoas.

Nas sessões não são realizadas observações do céu e dos astros, mas sim simulações e exibição de filmes com temas relacionados à ciência, tecnologia e aos corpos celestes, que oferecem uma experiência lúdica e interativa.

A sala de projeção é equipada com uma cúpula de 360º graus de 13 metros de diâmetro e 9m de altura, com tela microperfurada, além de dois projetores de alta definição e um sistema de som adaptado, que permitem a exibição de filmes e simulações em três dimensões (3D) sem a necessidade do uso de óculos especiais.

O espaço comporta 150 pessoas, com espaços reservados para cadeirantes e pessoas acima do peso. As cadeiras podem ser ajustadas para três graus de inclinação (35º, 25º e 15º), permitindo mais conforto e melhor visualização do conteúdo exibido.

Diretora do Planetário, Tina Rocha destaca a importância do local para a formação escolar e cultural dos cidadãos, em especial dos jovens. “É um equipamento importantíssimo, principalmente para os estudantes na área de astronomia, mas isso não impede que a gente passe outro tipo de conteúdo. É fundamental esse contato que a juventude e a população podem ter com esse tipo de equipamento, que é um dos mais modernos do Brasil. O som é de primeira linha, os temas são fantásticos. Temos conteúdos sobre o Egito, a luz, a matéria escura e diversos temas. A gente nem chama de filme, mas de show, por todos os recursos envolvidos. Então o estudante só tem a ganhar”.

Durante a semana, de terça a quinta-feira, o espaço é dedicado ao atendimento de escolas públicas e privadas. Nas sextas-feiras, a sessão é liberada para toda a comunidade.

Os interessados devem agendar por meio do telefone (77) 3229-3382. Para assistir às sessões, é necessário ter um grupo de pelo menos 25 pessoas, com idade a partir de sete anos.

Inaugurado em setembro de 2020, o equipamento está ligado à Secretaria Municipal de Educação (Smed), e realiza também reuniões, palestras, oficinas, exposições, eventos da Smed, das secretarias municipais e do Gabinete da Prefeita.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC