- No último dia 30 de junho, completou-se um ano da inauguração da Catedral das Flores, um espaço de contemplação, lazer e de união da natureza com o sagrado. A Catedral está localizada nas proximidades da Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, próximo ao Horto Florestal e ao Orquidário Municipal Zilda Gusmão Pereira, e já se consolidou como um dos principais cartões postais de Vitória da Conquista.
A área construída é de 200 metros quadrados, com uma estrutura metálica tubular que chega a 12 metros de altura, ornamentada por uma cobertura de flores da espécie ipoméia-rubra. O espaço conta com bancos para contemplação das flores e do pôr do sol, oito canteiros suspensos com espécies de flores variadas, uma fonte, iluminação, palmeiras areca bambu nos arredores, sica revoluta, bougainville bola, jasmim manga e ipês.
Nestes doze meses de abertura, a Catedral das Flores se tornou mais um local de convivência, integração e lazer para públicos diversificados. A área tornou-se um ponto para a realização de cerimônias de casamento, ensaios fotográficos, reuniões entre famílias e amigos, reforçando a importância dos espaços públicos para a saúde e a qualidade de vida da população.
A Catedral é aberta para visitação 24 horas por dia, com entrada livre tanto para visitas individuais quanto em grupo. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pela manutenção do espaço, estima-se que a Catedral recebeu 5 mil visitantes neste primeiro ano após a inauguração.
Levando em conta outros espaços da cidade, como o Parque da Lagoa das Bateias, o Cristo de Mário Cravo, a variedade gastronômica e grandes festas como o Arraiá da Conquista, Vitória da Conquista se consolida como uma rota de turismo na Bahia e no Nordeste.
Secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos destaca a importância do espaço para toda a cidade de Vitória da Conquista. “A Catedral de Flores é um importante equipamento, não só turístico, mas também ambiental. Foi pensada para trazer pertencimento da comunidade ao Rio Verruga, já que é um dos equipamentos que faz parte do amplo projeto do Parque Ambiental do Rio Verruga, junto com o Horto Florestal e o Orquidário Municipal do Zilda Gusmão. Eles estão localizados em pontos estratégicos que visam proteger o rio e trazer para a comunidade de Vitória da Conquista o conhecimento e a importância desses ambientes para o bem-estar da comunidade e também para a preservação da natureza”.




Parque Municipal Natural do Rio Verruga
A Catedral das Flores, juntamente com o Orquidário Municipal Zilda Gusmão e o Horto Florestal, integram o Parque Municipal Natural do Rio Verruga, que está delimitado a partir da Avenida Bartolomeu de Gusmão até o contorno do Anel Rodoviário.
O projeto foi realizado do escritório do Arquiteto Urbanista paranaense Jaime Lerner (1937-2021), que além de governar o estado do Paraná, revolucionou o conjunto arquitetônico da cidade de Curitiba, onde também foi prefeito.
O trabalho de paisagismo do espaço foi realizado por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pela manutenção dos espaços e das espécies que ali estão.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC