Catedral das Flores completa um ano de inauguração como um dos principais pontos turísticos de Vitória da Conquista
Cultura Poder Turismo

Catedral das Flores completa um ano de inauguração como um dos principais pontos turísticos de Vitória da Conquista

Nestes doze meses de abertura, a Catedral das Flores se tornou mais um local de convivência, integração e lazer para públicos diversificados. A área tornou-se um ponto para a realização de cerimônias de casamento, ensaios fotográficos, reuniões entre famílias e amigos, reforçando a importância dos espaços públicos para a saúde e a qualidade de vida da população.

A Catedral é aberta para visitação 24 horas por dia, com entrada livre tanto para visitas individuais quanto em grupo. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pela manutenção do espaço, estima-se que a Catedral recebeu 5 mil visitantes neste primeiro ano após a inauguração.

Levando em conta outros espaços da cidade, como o Parque da Lagoa das Bateias, o Cristo de Mário Cravo, a variedade gastronômica e grandes festas como o Arraiá da Conquista, Vitória da Conquista se consolida como uma rota de turismo na Bahia e no Nordeste.

Secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos destaca a importância do espaço para toda a cidade de Vitória da Conquista. “A Catedral de Flores é um importante equipamento, não só turístico, mas também ambiental. Foi pensada para trazer pertencimento da comunidade ao Rio Verruga, já que é um dos equipamentos que faz parte do amplo projeto do Parque Ambiental do Rio Verruga, junto com o Horto Florestal e o Orquidário Municipal do Zilda Gusmão. Eles estão localizados em pontos estratégicos que visam proteger o rio e trazer para a comunidade de Vitória da Conquista o conhecimento e a importância desses ambientes para o bem-estar da comunidade e também para a preservação da natureza”.

Ana Cláudia

Parque Municipal Natural do Rio Verruga

A Catedral das Flores, juntamente com o Orquidário Municipal Zilda Gusmão e o Horto Florestal, integram o Parque Municipal Natural do Rio Verruga, que está delimitado a partir da Avenida Bartolomeu de Gusmão até o contorno do Anel Rodoviário.

O projeto foi realizado do escritório do Arquiteto Urbanista paranaense Jaime Lerner (1937-2021), que além de governar o estado do Paraná, revolucionou o conjunto arquitetônico da cidade de Curitiba, onde também foi prefeito.

O trabalho de paisagismo do espaço foi realizado por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pela manutenção dos espaços e das espécies que ali estão.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC