Governo Municipal incentiva criação de abelhas sem ferrão nos assentamentos Lagoa do Caldeirão e Cipó
Agronegocio Poder

Governo Municipal incentiva criação de abelhas sem ferrão nos assentamentos Lagoa do Caldeirão e Cipó

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), tem realizado um trabalho contínuo de incentivo à meliponicultura, isto é, à produção de mel com abelhas sem ferrão na Zona Rural do município. Como parte das ações, foi realizada no último final de semana uma visita técnica pela equipe de Agropecuária da SMDR aos assentamentos Lagoa do Caldeirão e Cipó, que teve como objetivo a orientação e assessoramento dos produtores rurais.

O coordenador de agropecuária, Arlindo Rebouças, apresentou a etapa que foi concluída. “Estivemos dando assessoria à criação de abelhas sem ferrão aos produtores destes locais, fizemos a transferência das iscas de capturas para as caixas de criação”, explica.

A meliponicultura tem ganhado destaque na região do Planalto da Conquista pela sustentabilidade e por agregar valor ao produto, o que contribui para auxiliar na agricultura familiar. “A criação das abelhas sem ferrão é mais um meio de ajudar na economia familiar”, ressaltou o coordenador.

Segundo o secretário interino da SMDR, Gustavo Barros, a atividade desenvolvida pelo governo se torna mais uma fonte de renda para os pequenos produtores. “A Prefeitura vem desenvolvendo essa atividade já há algum tempo e vem intensificando cada vez mais. É sempre importante estar buscando alternativas para o sustento familiar do homem e da mulher do campo”, disse.

Equipe da SMDR e produtores

O produtor que deseja ter mais conhecimento sobre a meliponicultura pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, através do telefone: (77) 3420-7034 ou no endereço: R. Catão Ferraz, S/N – 1° Andar – Centro.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC