O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta terça-feira (8), as ameaças de Donald Trump em aumentar tarifas de países do Brics que exportam aos Estados Unidos.
“Nós não aceitamos nenhuma reclamação quanto a reunião dos Brics. Por isso, nós não concordamos quando ontem o presidente dos Estados Unidos insinuou que vai taxar os países dos Brics”, declarou o presidente. A fala aconteceu durante uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em Brasília.
Na manhã desta terça-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os países integrantes do Brics receberão uma taxação adicional de 10% “em breve”. “Nós queremos também dizer ao mundo que nós somos países soberanos. Não aceitamos intromissão de quem quer que seja nas nossas decisões soberanas, do jeito que nós cuidados dos nossos povos. E nós defendemos o multilateralismo, porque foi o sistema que permitiu que o mundo chegasse a um estado de harmonia que está sendo deformado hoje com a chegada do extremismo”, continuou Lula.
Fonte: Metro1 | Foto: Ricardo Stuckert/PR