Secretaria de Educação promoveu formação para manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino
Dia a Dia Educação

Secretaria de Educação promoveu formação para manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Alimentação Escolar, promoveu a segunda formação do ano para os manipuladores de alimentos das unidades de ensino, com o tema “Hábitos: uma questão de escolha”. O evento aconteceu nesta sexta-feira (4), no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna.

Em palestra voltada ao autoconhecimento e à autoestima, a psicóloga e enfermeira Deborah Cruz destacou que os hábitos se tornam, depois das escolhas, os nossos maiores resultados e sonhos. “Um pouco de motivação para as merendeiras sobre a questão do amor próprio, segurança, amor pelo trabalho, cuidado com os pensamentos, com o corpo, com as palavras, e o quanto isso vai construindo o nosso amor próprio, a nossa autoimagem, segurança, sentimentos e ações que trazem resultados positivos e bem-estar”. Ela também fez menção a doenças como a depressão e ansiedade, e como elas interferem até no DNA.

O coordenador da Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, afirmou que essa formação representa o segundo acolhimento anual com os manipuladores de alimentos do município. “Como é de tradição, hoje nós fazemos uma formação mais para acolhimento, tudo pautado não apenas para a escola, mas também para a vida. Todas as formações nossas estão nesse sentido. Sempre trazendo algo para que o manipulador de alimentos incorpore na sua vida social, dia a dia, pessoal e família”.

A programação também teve a participação do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas (NPMV), que fez uma abordagem sobre comunicação não violenta e sinais de violência na escola. “A tia da cozinha é uma das mais bem quistas, são o colo dos alunos na escola, aquela que os alunos gostam, cuidam, também uma porta para podermos identificar violência”. Rodrigo aproveitou para destacar o concurso de receitas que será realizado no Centro Formação Educacional 13 de setembro.

Trabalhando no Centro Educacional Moisés Meira, no Distrito de José Gonçalves, Josimara Santos de Souza falou da importância de participar das formações. “Por mais que saibamos de todos os procedimentos, é sempre bom estar relembrando, sempre fazendo o que é certo, porque estamos lidando com a alimentação das crianças”.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC