Pré-conferência Municipal de Saúde é realizada no Hospital Esaú Matos com ampla participação de profissionais da área
Poder Saúde

Pré-conferência Municipal de Saúde é realizada no Hospital Esaú Matos com ampla participação de profissionais da área

Na manhã desta terça-feira (1º), o auditório do Hospital Municipal Esaú Matos recebeu mais uma etapa de pré-conferência municipal de saúde, reunindo dezenas de colaboradores da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista e profissionais de diversos setores ligados à rede municipal. O encontro faz parte da preparação para a Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 22 e 23 de julho, com o tema “Planejando e Fortalecendo o SUS no município de Vitória da Conquista”.

Durante a pré-conferência, os participantes foram acolhidos com uma apresentação institucional, esclarecendo os objetivos da realização da Conferência Municipal. Em seguida, dividiram-se em três subgrupos de discussão, a partir dos eixos temáticos que nortearão os debates da Conferência Municipal: Cuidado Integral e Promoção da Saúde; Gestão, Planejamento e Organização da Rede; e Participação e Controle Social. Cada grupo foi responsável por elaborar três propostas que serão pautadas na Conferência, quando também ocorrerá a votação final. Ao final da atividade, foram eleitos oito delegados que representarão a Fundação no evento.

A abertura da pré-conferência contou com a presença da diretora-geral da Fundação, Ceres Almeida, que destacou a importância do momento para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde: “É muito importante para nós, como instituição de referência, sermos espaço de escuta e construção conjunta de propostas para melhorar o atendimento à população. O Esaú Matos e todos os serviços da Fundação cumprem um papel essencial na saúde de Vitória da Conquista, e é fundamental que estejamos inseridos nesse processo de planejamento participativo”. Entre os profissionais que participaram das discussões, esteve Vanusa Leite, coordenadora de Nutrição do Esaú Matos, que avaliou de forma positiva a realização da pré-conferência. Para ela, o encontro é essencial por permitir a identificação das principais dificuldades e necessidades da população, além de apontar caminhos para possíveis melhorias nos serviços. “A gente está participando dessa pré-conferência já com esse intuito, com esse objetivo mesmo de ver as deficiências, o que falta, o que a gente pode melhorar para facilitar mesmo a vida da população”, afirmou.

Durante o encontro, Camila Ribas de Oliveira, coordenadora da Central de Regulação de Procedimentos e Exames Especializados, explicou que as pré-conferências são realizadas de forma descentralizada, envolvendo todos os setores ligados à Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, as pré-conferências têm o papel de ampliar o debate e garantir que propostas de usuários, prestadores e trabalhadores da saúde sejam consideradas na construção do Plano Municipal de Saúde, que é elaborado para um período de quatro anos, garantindo assim, metas mais realistas e alinhadas com as reais necessidades da população.

“A proposta é descentralizar as decisões, tirando o foco exclusivo da gestão e promovendo uma construção coletiva”. defende Camila. “A partir disso, vamos buscar alcançar as metas estabelecidas no plano municipal de saúde, que devem refletir essas demandas. Acredito que haverá, sim, uma grande melhoria, mas também entendo que isso representa a continuidade de um trabalho que já vem sendo desenvolvido”, concluiu.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC