Com o objetivo de incentivar a agricultura familiar e beneficiar seus colaboradores, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) está investindo em uma horta comunitária, localizada em um espaço livre na área da usina de asfalto da empresa. Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), o local, com cerca de 150 metros quadrados, foi devidamente preparado e adubado para receber as 400 mudas, distribuídas em 30 canteiros. A horta conta com o cultivo de hortaliças, verduras e plantas medicinais, que serão distribuídas aos próprios funcionários.
- Nesta sexta-feira (30), a horta recebeu a visita dos representantes da SMDR, Gustavo Barros, dos engenheiros agrônomos João Oliveira, Fabricio Vieira e Nilma Oliveira, e da assistente social da Emurc, Luciene Rosa, entre outros. Luciene, uma das idealizadoras do projeto, explicou como surgiu a iniciativa. “A criação da horta comunitária foi sugerida pelos nossos colaboradores, e foi prontamente abraçada pela empresa. Tudo que for plantado aqui será distribuído entre os funcionários”, afirmou.
Luciene citou ainda o compromisso da empresa com o incentivo à alimentação saudável. “Desde 2021, a Emurc tem o selo de adesão da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), que tem como um de seus princípios a sustentabilidade. A horta é uma das iniciativas que cumprem esse compromisso da empresa com o consumo saudável”, afirmou Luciene.
A agrônoma Nilma Oliveira relata como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural contribuiu com a criação da horta. “A Emurc nos procurou para dar o apoio técnico e estrutural para o início do plantio. Nós prontamente disponibilizamos nossa equipe de agrônomos para fazer o levantamento do local. Foi criado um projeto para a implantação de canteiros e irrigadores, e estivemos acompanhando e orientando todo o processo, desde a limpeza da área até a semeadura”, disse a agrônoma.
- Nilma
- João Rubens
João Rubens Oliveira, engenheiro agrônomo que acompanhou o trabalho desde o início, falou sobre os benefícios do cultivo e consumo de alimentos saudáveis. “A horta é importante para promover a segurança alimentar, uma vez que se têm a certeza de que tudo foi feito de forma orgânica e sustentável”, afirmou.
Todos as mudas e os equipamentos necessários para viabilizar a implantação da horta foram adquiridos pela Emurc e também através de doações dos colaboradores e prestadores de serviços da empresa.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC