Pacientes hipertensos são acompanhados por programa de monitoramento da pressão arterial em suas casas
Poder Saúde

Pacientes hipertensos são acompanhados por programa de monitoramento da pressão arterial em suas casas

Com o objetivo de confirmar ou descartar o diagnóstico de hipertensão e acompanhar a efetividade do tratamento de pacientes já identificados com essa condição crônica, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com o programa de Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA). Por meio do programa, os pacientes atendidos nas unidades de saúde do município aferem, em suas próprias casas, a pressão arterial por um período de sete dias com o auxílio de um aparelho que realiza três medições consecutivas.

Os aparelhos estão disponíveis nas farmácias da família e são retirados pelos pacientes após avaliação e encaminhamento das unidades de saúde. A coordenadora municipal da Área Técnica de Saúde do Adulto e do Idoso, Maria Clara Costa, explicou que as aferições feitas em casa permitem o registro mais fiel da pressão arterial. Quando aferida em consultório podem ocorrer alterações em até 30% dos hipertensos, pois os pacientes tendem a apresentar pressão arterial maior que o valor real do dia a dia.

Maria Clara Costa

Na Atenção Primária, a população tem acesso ao MRPA por meio da consulta farmacêutica. No momento da consulta, o farmacêutico orienta o paciente sobre como realizar as aferições corretamente, interpreta os resultados e discute junto com ele e a equipe de saúde as condutas necessárias.

Ainda segundo Maria Clara, essa tecnologia é uma aliada no processo de cuidado com os pacientes hipertensos, que contam também com os cuidados de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, que realizam o diagnóstico e condução clínica, enfermeiros para acompanhamento e monitoramento. Além disso, fazem parte desse grupo os nutricionistas, que orientam sobre a alimentação mais adequada para cada caso, bem como educadores físicos ou fisioterapeutas e psicólogos.

Uma das pacientes que faz parte do programa de Monitorização Residencial da Pressão Arterial é a aposentada Eunice Rosa de Jesus, atendida na Unidade de Saúde do Vila América. Além de hipertensa, dona Eunice também tem diabetes tipo 1, e foi atendida pela farmacêutica na unidade de saúde nesta terça-feira (13). Para ela, esse acompanhamento é fundamental para seguir cuidando da saúde. “Eu achei bom demais, eu estava precisando disso mesmo, de saber bem como estava a pressão e a diabetes. Eu gostei muito e agradeço muito”, finalizou.

Desde que foi implantado, em 2018, o MRPA já realizou mais de dois mil acompanhamentos no município.

Eunice é uma das pacientes acompanhadas pelo MRPA

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC