Secretaria Municipal de Saúde aplica mais de 33 mil doses de vacina contra a gripe e atinge 26,41% do público prioritário
Poder Saúde

Secretaria Municipal de Saúde aplica mais de 33 mil doses de vacina contra a gripe e atinge 26,41% do público prioritário

Até essa terça-feira (13), a Rede Municipal de Saúde de Vitória da Conquista aplicou 33.605 doses de vacina contra a gripe (influenza), o que corresponde a 26,41% do publico total da campanha. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.

Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Katarina Fontes, a vacina tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação em 2025. “No frio, as pessoas ficam mais suscetíveis à gripe, mas não é só pela temperatura baixa. O principal motivo é que, com o clima frio, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, facilitando a transmissão do vírus”, explicou.

Público-alvo

A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, em todas as 46 unidades de saúde da Zona Rural e Urbana do município para o seguinte público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; idosos com 60 anos ou mais de idade; povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde, portuários e dos correios; professores do ensino básico e superior; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores) para passageiros urbanos e de longo curso; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

Além das unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de busca ativa do público-alvo em empresas, presídio, instituições de longa permanência para idosos, entre outros.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC