População aproveita pontos turísticos da cidade para lazer e práticas esportivas
Cultura Poder

População aproveita pontos turísticos da cidade para lazer e práticas esportivas

O feriado prolongado deste mês de abril, que vai da Sexta-feira Santa (18) até o Dia de Tiradentes (21), é uma excelente oportunidade para aproveitar os pontos turísticos de Vitória da Conquista. Tanto moradores da cidade quanto quem está de passagem têm opções de lazer variadas em diferentes pontos do município, com práticas esportivas e espaços de lazer e cultura.

A Vila Esportiva da Lagoa das Bateias, que faz parte do Parque Municipal da Lagoa das Bateias e foi entregue à população em julho de 2024, tornou-se um dos principais pontos de encontros para famílias, atletas amadores e pessoas interessadas em ter contato com a natureza.

O espaço apresenta áreas para a prática de atividades físicas, equipamentos de academia ao ar livre, espaço para caminhada, ciclovia, vestiários, espelho d’água revitalizado, área com gramado, quiosques e pontos de iluminação.

Na tarde deste sábado (19), muitas pessoas estiveram no local. Morador do loteamento Vila Elisa, o garçom Luís Alberto aproveitou o dia de folga para visitar pela primeira vez o parque, e decidiu também levar os parentes que vieram de Nova Canaã. “É a primeira vez que eu venho aqui. Tá sendo ótimo ter um ar puro pra gente descansar. A gente veio um pouco mais cedo pra pegar um movimento mais tranquilo. Minha mãe, meu cunhado e meu irmão moram em Nova Canaã. Para mim é uma sensação maravilhosa vir aqui com eles. Faz tempo que eu ouço falar aqui do espaço, então para mim é gratificante trazer todos para curtir um lugar tão agradável”.

Já a professora Andreia Prado aproveitou para organizar um piquenique com amigos de longa data. “A ideia surgiu de uma de nossas amigas. Nós nos conhecemos desde 2004, nos encontramos ocasionalmente e aí pensamos em vir para um lugar aberto. Eu já tinha passado por aqui algumas vezes, mas é a primeira vez que viemos todos juntos. Estamos gostando bastante, o Parque está muito bonito”.

Gerente de Esporte e Lazer da Lagoa das Bateias, Jonab Gama afirma que Vitória da Conquista tem se destacado na Bahia na oferta de espaços de lazer para a população. “Quem preferiu curtir a cidade nesse feriado tem bastante lugares pra se divertir. O Parque das Bateias é um dos preferidos da população por ser um espaço múltiplo. A gente tem aqui os espaços esportivos, mas quem também gosta de fazer a leitura debaixo de uma árvore, ou curtir a natureza, a gente tem esse espaço aqui bacana pra todas essas pessoas”.

Jonab destacou a grande presença da população no feriado prolongado. “Na sexta a gente teve um movimento além do normal no final da tarde, que é o período que as pessoas mais procuram, por conta do pôr do sol, da temperatura mais agradável. Hoje desde cedo a gente já vê famílias aqui se divertindo. Inclusive pessoas de fora, turistas que vêm visitar nossa cidade”, completou o gerente.

Outro espaço bastante frequentado pela população é o Orquidário Municipal Zilda Gusmão, próximo à Catedral das Flores, formando o Parque Ambiental do Rio Verruga. Elaborado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner (1937-2021), o orquidário está localizado ao lado do Horto Florestal Vilma Dias, na Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio. O espaço abriga mais de 200 plantas, entre orquídeas, bromélias e outras espécies ornamentais, além do primeiro Meliponário Público da Bahia, um espaço dedicado à reprodução das abelhas sem ferrão.

Professor de Educação Física e líder de uma equipe de Desbravadores, Thiago Aragão levou um grupo de crianças e adolescentes ao Orquidário pelo contato com a natureza. “É muito importante estar com a família e amigos num espaço público maravilhoso como esse, incentivando o cuidado com natureza e nosso dever como cidadão e também como Desbravadores. Em Conquista, você encontra cartões postais incríveis. É especial estar nesses locais porque você encontra a diversidade, a natureza, a cultura, nesses espaços fantásticos”.

O pequeno Jean Carlos, de 10 anos, aprovou a experiência: “É a primeira vez que venho aqui, e estou gostando muito! A gente vai fazer um piquenique e se divertir”.

O Orquidário está aberto à visitação durante a semana e também nos finais de semana e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com entrada gratuita. A manutenção do espaço é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Um ponto muito visitado, principalmente na Sexta da Paixão, é o Cristo de Mário Cravo. Todos os anos, os católicos de Vitória da Conquista participam da Via Sacra que segue em direção ao Cristo no alto da Serra do Periperi. Ao chegarem à área do Cristo, os fiéis e turistas se deparam com as melhorias feitas no espaço e que ainda estão em andamento. Lá já foram instalados mirantes que permitem contemplar a vista da cidade e o palco coberto que serve também às cerimônias religiosas.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC