Prefeitura já entregou cinco praças em 90 dias e inaugura mais duas nesta semana
Dia a Dia Poder

Prefeitura já entregou cinco praças em 90 dias e inaugura mais duas nesta semana

Dentro de 90 dias, o Governo Municipal entregou duas novas praças e três revitalizações e, nesta semana, mais dois equipamentos serão inaugurados. Com esses espaços concluídos e outras oito obras em andamento, Vitória da Conquista ganha uma nova aparência, numa demonstração de cuidado com o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores, seja do campo ou da cidade, criança ou idoso.

Tem construção ou reforma de praça no Panorama, no Pradoso, na Vila América, no Alto Maron, no Jardim Guanabara, no Terras do Remanso, em Itapirema, no Jurema, no Ibirapuera, no Guarani. E alguns lugares, além de praça nova ou renovada, ganharão também campo ou quadra, como é o caso da Vila Serrana III, Campinhos e Bruno Bacelar. Além, é claro, da primeira etapa da revitalização da Praça da Bandeira.

Os espaços públicos são dotados de passeios, iluminação, mobiliário urbano, lixeiras, bancos, paisagismo, vegetação, espaço lúdico para pets, academia ao ar livre e parque infantil. A maioria das praças faz parte do maior programa de obras do município – o Acelera Conquista. Para se ter uma estimativa, só nas 12 praças, sendo três com quadras, e no campo de futebol soçaite foram investidos um total de R$ 4.396.809,03.

Duas dessas praças – Jardim Guanabara e Terras do Remanso – nem existiam no ano passado e foram entregues já nos primeiros dias de 2025 à população, que é só alegria. Como é o caso da moradora do loteamento Terras do Remanso, Cristina Portela, que há 20 anos reside nas proximidades da nova praça. Ela relatou que toda a vizinhança ansiava por um espaço destinado a diversas atividades. “Nosso bairro evoluiu e tenho certeza que vai evoluir ainda mais. Antes, para fazer uma caminhada ou exercício, tínhamos que descer para a Lagoa das Bateias. Agora temos a praça”, comemorou Cristina, durante a entrega da praça, no último dia 6.

Giovane Reis, morador do Jardim Guanabara há oito anos, também expressou sua felicidade com a nova praça. “Esse local onde foi construída a praça era só terra e, quando chovia, só lama. Só tenho a agradecer à Prefeitura por ver essa praça agora cheia de crianças brincando”, disse o morador.

E o pessoal do Bruno Bacelar também pode fazer a festa. Duas praças, uma com quadra, serão entregues aos moradores do local. São R$ 674.462,11 investidos pela Prefeitura com o objetivo de oferecer o lazer e a prática esportiva para a criança, o jovem, o adulto e o idoso. Os moradores do Alto Maron, do Guarani e do distrito do Pradoso também usufruem das melhorias recebidas, respectivamente, nas praças Professora Maria Idalina, Daniel Vieira e Pascoal Viana.

Mais lazer através do esporte

A criação e ampliação dos espaços de lazer também passam pela construção e reforma de quadras e campos, como a quadra da Urbis IV, inaugurada na semana passada, e o campo de futebol Marcelo Melo, no Nossa Senhora Aparecida, no último domingo (16).

No segundo semestre de 2024, foi entregue à comunidade a Vila Esportiva José Maria Nogueira Arêas, que conta com campo de areia, quadra poliesportiva, campo de grama sintética e academia ao ar livre. A estrutura faz parte do projeto de requalificação do Parque Municipal da Lagoa das Bateias, que tem o objetivo de transformar o espaço num local mais acolhedor para receber moradores de Vitória da Conquista e turistas.

Um pouco antes, entre 2021 e 2022, três praças do bairro Brasil (Desembargador Mármore Neto, Nossa Senhora dos Verdes e do Cajá) também foram revitalizadas e as conquistas obtidas a partir dali não podem ser medidas, porque através do esporte uma criança se diverte, um adolescente se socializa, um idoso melhora sua saúde, um adulto encontra propósito, um atleta surge. É assim com Rogério Silva Roque, que se reuniu com um amigo, professor da Educação Física, para dar aulas de futsal para crianças entre 6 e 10 anos todas as quartas e sextas-feiras pela manhã, na Praça Nossa Senhora dos Verdes. O auxiliar técnico destacou a importância do seu trabalho. “O esporte nem sempre é a formação de jogadores, mas sim a questão de inteirar essa juventude, essas crianças com o lazer, com o esporte, com o coletivo”.

Rogério ainda elogiou os investimentos feitos pelo Governo Municipal nas praças e quadras. “É um trabalho muito bom. A Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho nas praças, então incentiva a questão do esporte, principalmente para essas crianças, que hoje em dia vivem na era digital, então a criança sai de casa para poder praticar o esporte, já é uma vitória para a gente”, diz o auxiliar técnico.

Lucas Henrique do Espírito Santo Sousa, de 10 anos, e sua família estão visitando a cidade e aproveitaram para passear na Praça dos Verdes. “Aqui tem espaço para correr, brincar, tem espaço para fazer um monte de coisas”, disse o pequeno turista.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC