Diego Castro não deve acompanhar Raíssa Soares em possível filiação ao PRTB; entenda
Poder Politica

Diego Castro não deve acompanhar Raíssa Soares em possível filiação ao PRTB; entenda

Com conversas para se filiar ao PRTB para se candidatar ao governo do estado em 2026, Raíssa Soares (PL) não deve contar com a presença do seu “fiel escudeiro”, o deputado estadual Diego Castro (PL), em seu novo partido. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, o parlamentar não teria simpatizado com a ideia de se filiar ao PRTB e, inclusive, preferia permanecer no PL, mesmo com a crise interna, do que migrar para o partido de Pablo Marçal.

À reportagem, uma pessoa próxima ao deputado revelou que, apesar da forte ligação de Castro e Raíssa, ele teria conversado que não vê vantagens em integrar os quadros do PRTB por conta do porte da legenda na Bahia. Nas eleições de 2024, o partido não elegeu nenhum prefeito e apenas cinco vereadores nos 417 municípios do estado.

“Politicamente não faz sentido”, disse a fonte, que indicou que o deputado considera permanecer no PL por conta da força da sigla.

Além do fator do tamanho do partido, a antipatia com a figura de Pablo Marçal, influenciador e ex-candidato à prefeitura de São Paulo em 2024, também estaria influenciando na decisão de Diego Castro. Marçal colecionou desentendimentos com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), trocando farpas nas redes sociais e durante as entrevistas desde o período eleitoral do ano passado.

“Ele [Marçal] é um pilantra. Com essa história de candidatura à presidência, Diego não quer sua imagem associada a ele”, contou a fonte.

Publicamente, Raíssa Soares já admitiu que possui conversas avançadas para sua filiação ao PRTB. Inclusive, o presidente nacional do partido, Leonardo Avalanche, já indicou que a ex-candidata ao Senado deve assumiu o diretório estadual do partido.

“As articulações estão indo bem, a adesão em todas as regiões da Bahia está sendo alta, as pesquisas estão me colocando em terceiro lugar encostada no segundo, e o engajamento nas mídias digitais está mais alto ainda”, disse Raíssa em entrevista ao Gazeta do Povo.

A intenção de Avalanche é que Raíssa seja o nome do PRTB para disputar o governo da Bahia em 2026.

CRISE DO PL

Em novembro, o Bahia Notícias trouxe que o diretório estadual do PL recebeu uma notificação para a abertura de um processo disciplinar contra alguns nomes do partido, entre eles Diego Castro e Raíssa Soares.

Diego Castro e Raíssa Soares, inclusive, foram citados em um “exposed” do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no final de outubro, por meio das redes sociais.

Na publicação, o filho de Bolsonaro afirmou que Raíssa estaria com problemas no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE BA) por não detalhar os repasses da verba eleitoral às duas empresas ligadas à apresentadora do Brado Rádio, Vanessa Moreira. O deputado também publicou fotos da prestação de contas de Raíssa, em que ela teria destinado recursos para as companhias da mãe de Alexandre Moreira.

Fonte: Bahia Noticias | Foto: Divulgação