Governador participa de solenidade de projeto que prepara crianças para atuarem em primeiros socorros e prevenção a acidentes
Poder Politica

Governador participa de solenidade de projeto que prepara crianças para atuarem em primeiros socorros e prevenção a acidentes

rontos para ajudar o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia a salvar vidas na praia e em ambientes domésticos, 850 crianças com idade entre sete e 12 anos estão se formando na 6ª edição do projeto Anjinhos da Praia. O governador Jerônimo Rodrigues participou neste sábado (1°), no Centro de Cultura Cristã, no Costa Azul, da solenidade que certificou crianças dos núcleos de São Tomé de Paripe e Piatã, de Salvador.

“É um projeto muito lindo. Durante as férias, acompanhando o nosso calendário da educação, as crianças aprendem sobre respeito, disciplina, são treinadas para entrar no mar, terem respeito às águas, evitarem incêndios. E são cuidados que eles levarão para o resto da vida”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

A pequena Helena, de 10 anos, participou pela terceira vez do projeto. Para sua mãe Elisângela Andrade, uma semana que mudou a forma como a filha se relaciona com a própria disciplina e com o lazer.

“Ela chega muito empolgada em casa. Me ensina o que fazer quando alguém engasga, como trabalhar com primeiros socorros. Mas o que me encanta no projeto é a disciplina. Ela acorda cedo, tem a preocupação de estar arrumada no horário. Bora, minha mãe, para eu não chegar atrasada. É sempre com esse entusiasmo, com essa alegria”, relatou.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

De forma lúdica, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), também ensina as crianças sobre cidadania e respeito ao meio ambiente. O tenente Bombeiro Militar Vandré Siqueira, responsável pelo núcleo de Piatã, explicou que o projeto é aberto a todas as crianças que moram nas cidades contempladas.

“As inscrições são feitas pelo site do Corpo do Bombeiros e é aberto ao público. Geralmente a gente abre as inscrições para o período de férias escolares. As crianças aprendem assuntos sobre cidadania, primeiros socorros, organizamos visitas a museus, desenvolvemos uma relação com o mar. Todos os dias eles aprendem coisas novas”, detalhou.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

A iniciativa, que nasceu em 2017 com o lema ‘Educar para Prevenir’, já formou 1.850 crianças em Salvador, Alagoinhas, Mar Grande, Ilhéus, Paulo Afonso, São Desidério e Porto Seguro. Esse ano o projeto foi expandido para Itaparica, Esplanada e Rio Real.

Fonte: Milena Fahel/GOVBA | Foto: Feijão Almeida/GOVBA