Prefeitura conclui etapa de requalificação da área comercial da Praça da Bandeira e inicia realocação de camelôs
Poder Politica

Prefeitura conclui etapa de requalificação da área comercial da Praça da Bandeira e inicia realocação de camelôs

A Prefeitura concluiu a requalificação da área destinada aos ambulantes da Praça da Bandeira, no Centro da cidade, e dará início à realocação dos camelôs. A intervenção transformou o espaço, antes compartilhado por barracas e veículos, em uma área mais organizada, com calçamento elevado, rampas e piso de acessibilidade e sinalização adequada, promovendo dignidade aos trabalhadores e facilitando o acesso aos pedestres.

Iniciada em setembro de 2024, a obra era aguardada com entusiasmo por barraqueiros, comerciantes e frequentadores de uma das mais importantes e históricas regiões comerciais de Vitória da Conquista. O projeto de requalificação foi elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), levando em consideração as diversas alterações que a Praça da Bandeira sofreu ao longo do tempo e principalmente para diminuir o impacto das chuvas na localidade.

A partir da conclusão desta primeira fase, que se refere ao processo de requalificação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) dará início à etapa de realocação das 66 barracas que ocupavam os calçadões ao redor da praça, próximo ao Mercado de Artesanato e ao longo da Travessa dos Artistas. As primeiras barracas começarão a ser removidas hoje (9), e as demais serão organizadas gradualmente por meio de um sorteio a ser realizado pela Gerência de Posturas. “É uma demanda antiga desses comerciantes, camelôs que trabalham com confecções e outros artigos. Esta será a primeira etapa do processo de revitalização do espaço. Na segunda etapa, será feita a padronização das barracas, que é um compromisso da Prefeitura”, explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos.

Adriano Almeida, que possui uma barraca de roupas na Praça da Bandeira há cerca de 19 anos, expressou sua satisfação com a valorização do espaço. “Foi uma emoção tão grande, era uma luta incansável, porque na temporada de chuva a gente sofria muito. Hoje, fomos assistidos, contemplados com essa nova praça e estamos tão felizes que não há palavras para medir”, declarou o comerciante.

Adriano

O coordenador de Posturas e Serviços Básicos da Sesep, Joelson Moreira, destacou que a segunda etapa do projeto irá focar na padronização das barracas. Essa medida visa não apenas a organização da cidade, mas também a melhoria do aspecto visual do Centro. “Essas barracas serão colocadas nesses elevados, para que, quando houver chuva, o impacto sobre os proprietários de barracas seja o menor possível e para que não sofram prejuízos”, salientou Moreira.

Moreira

Sobre a praça da Bandeira

Situada na região central da cidade, onde milhares de pessoas circulam diariamente pela área que abrange, de um lado, a praça da Bandeira, onde funcionam o Teatro Carlos Jehovah, o Mercado de Artesanato, pontos de táxi e um vasto e diversificado cinturão comercial cercado pela travessa Santa Rita e alameda Ramiro Santos e as ruas do Triunfo e Humberto Flores.

Feira livre na praça da Bandeira, na década de 1950. (Arquivo Municipal)

A praça tradicionalmente abrangia uma feira livre, o comércio informal e o mercado popular – atividades que durante anos foram divididas com a avenida Lauro de Freitas, ficando concentradas na praça da Bandeira até os dias de hoje.

Praça da Bandeira em 2023

A requalificação de espaços como a Praça da Bandeira são iniciativas da Prefeitura que visam a valorização do comércio local e a melhoria da infraestrutura urbana do Centro de Vitória da Conquista.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC