Secretaria Municipal de Saúde realiza Dia D de Combate ao mosquito Aedes aegypti nesta quinta, 12
Poder Saúde

Secretaria Municipal de Saúde realiza Dia D de Combate ao mosquito Aedes aegypti nesta quinta, 12

Com o intuito de intensificar as ações de controle vetorial no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta quinta-feira (12), das 8h às 13h, em quatro locais da cidade, simultaneamente: feira do bairro Brasil, bairro Guarani, praça Nove de Novembro e Avenida Olívia Flores. A iniciativa é uma forma de alertar a população sobre a importância da prevenção às arboviroses que acometem a população, principalmente dengue, chinkungunya e zika.

O Dia D é uma ação nacional, realizada em parceria com os municípios, e acontece na sexta-feira (13) em todo o país. Em Vitória da Conquista, por conta da previsão de chuva, a iniciativa foi antecipada para esta quinta-feira (12).

Ações no município

A Secretaria Municipal de Saúde mantém o monitoramento diário das arboviroses no município, com a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes, utilizando o método Ovitrampas para a retirada de ovos do mosquito das residências. “Temos realizado reuniões com o Comitê de Enfrentamento das Arboviroses, mutirões de combate ao mosquito, com trabalho educativo e tratamento focal nas residências”, explicou a secretária de Saúde, Fernanda Maron.

A SMS ainda realiza ações de controle da doença e agravo com a participação dos agentes comunitários de saúde (ACS),fortalecimento da Equipe Técnica de Vigilância Epidemiológica para o monitoramento diário dos casos notificados do Sinan e da Vigilância Laboratorial Municipal (Lacen) rede privada, executa ações diárias de bloqueio e borrifação de inseticida UVB com fumacê costal, com a equipe de ponto estratégico (PE), além de manter em funcionamento as unidades de saúde com o horário estendido de segunda a sexta, das 17h às 22h,e sábado das 8h às 13h.

Como eliminar o Aedes aegypti

Para eliminar o Aedes aegypti, é importante esvaziar garrafas pet, potes e vasos, guardar pneus em locais cobertos, limpar bem as calhas de casa, manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, colocar areia nos pratos de vasos de planta, amarrar bem os sacos de lixo e não acumular sucata e entulhos.

Sintomas que podem ser dengue

Caso sinta febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC