Secretaria do Meio Ambiente resgata pássaros silvestres no Vila América. Este ano foram resgatadas 345 aves na cidade
Justiça Poder Policia

Secretaria do Meio Ambiente resgata pássaros silvestres no Vila América. Este ano foram resgatadas 345 aves na cidade

A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) resgatou oito pássaros silvestres que estavam em gaiolas dentro de um estabelecimento comercial, no loteamento Vila América, na manhã desta segunda-feira (2). Segundo a Semma, de janeiro até hoje a equipe resgatou 345 aves.

Os pássaros apreendidos no Vila América são das espécies Papa-capim, Azulão e Curió. De acordo com a fiscalização ambiental, as aves foram resgatadas durante rondas pelo local. As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passam por avaliação e receberão os cuidados necessários antes de serem soltos na natureza.

Balanço – Este ano, as espécies mais resgatadas foram Papa-capim, com 71 animais, Canário-da-Terra com 41, e Coleirinha, 37 pássaros. Os locais onde mais aves foram resgatadas foram a Feira do Rolo (116), Vila América (59) e Cidade Maravilhosa (38).

A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explicou que a equipe de fiscalização atua em diversas demandas, a exemplo do resgate e captura dos animais silvestres, por meio de rondas diárias por toda a cidade e que tem aumentado os resgates de animais vítimas do comércio de pássaros.

“A gente tem tido uma ocorrência muito grande dessas capturas, principalmente de pessoas que têm comércio, que trabalham com aves, que sabem que não é permitido, que sabem da proibição da comercialização de animais silvestres. No Brasil é crime ambiental fazer esse tipo de comercialização e muitos animais acabam morrendo nesse processo. Então eles precisam voltar para a natureza, precisam reproduzir para a manutenção da espécie”, explicou.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC