Considerando as chuvas acumuladas entre a última sexta-feira (22) e o final da tarde desta segunda-feira (25), a Defesa Civil de Vitória da Conquista registrou uma média de 97,91 milímetros em Vitória da Conquista. Os diversos setores da Prefeitura, por meio do Comitê de Crise, sob a coordenação da prefeita Sheila Lemos, permanecem envolvidos no trabalho de minimizar os efeitos das chuvas do fim de semana, em áreas urbanas e rurais do município.
Nesta segunda-feira (25), uma equipe formada por servidores da Defesa Civil atendeu mais uma família desalojada, desta vez no povoado de Gameleira. Já é a 13ª família nessa situação a receber o atendimento socioassistencial do Governo Municipal, desde o início da atual onda de chuvas.
Nesse caso, segundo a Defesa Civil, os efeitos das precipitações foram agravados pela obra de pavimentação realizada na estrada entre Pradoso e Bate-Pé. A família desalojada já teve sua situação informada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Em relação às residências previamente afetadas, a Defesa Civil fará uma reavaliação técnica nas que estão localizadas em áreas suscetíveis a alagamentos. O objetivo desse trabalho é verificar se existe a possibilidade de as famílias retornarem para essas construções.
Por seu turno, a Semdes já destacou equipes para prosseguirem com o trabalho de assistência às famílias que tiveram suas residências atingidas pelas chuvas, no Loteamento Vila Elisa e no povoado de Itapirema. As que se enquadram no perfil para terem acesso ao aluguel social já estão sendo orientadas em relação à documentação necessária para adquirir o benefício.
Vistoria na infraestrutura
Técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) estiveram, na manhã de hoje, na Avenida Francisco Sabino, no loteamento Vila América, para avaliar a situação da obra no canteiro central que está em andamento e foi afetada pelas fortes chuvas.
Além da via, a Seinfra realizou novas inspeções nos pontos previamente avaliados e em novas áreas que foram impactadas. Foram elas: canal do Santa Cecília, Alto do Panorama, Av. Filipinas, Comveima, Av. Frei Benjamin, Miro Cairo, Avenida 36, no Bateias II, Av. Diogo Álvares
A equipe da Seinfra continua empenhada analisando todos os pontos, para traçar estratégias, para que cada vez mais esses impactos sejam reduzidos a cada nova chuva.
Árvores e galhos derrubados
No Ginásio de Esportes Raul Ferraz, no bairro Jurema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) retirou uma árvore que caiu durante as chuvas. Em seguida, deu início às investigações para descobrir a causa do desabamento. A Semma também retirou galhos que caíram na região do Distrito Industrial dos Imborés.
Rondas em unidades de saúde
Até o momento, a equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já vistoriou 17 unidades de saúde na Zona Urbana e quatro na Zona Rural (Bate-Pé, Lagoa Formosa, Iguá e Matinha).
No perímetro urbano, o caso de maior destaque foi na Unidade Nelson Barros, que passou por alagamento causado pelo entupimento de calhas. Já no interior do município, a situação mais complexa foi registrada em Bate-Pé, onde foram identificadas avarias no telhado. O serviço de restauração será feito assim que as chuvas passarem – o que se espera que ocorra a partir de terça-feira (26). A ronda continuará a ser feita, a fim de verificar se há danos estruturais em outras unidades de saúde.
Vistoria em escolas atingidas
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) identificou 32 ocorrências nas escolas, durante o fim de semana. Nesta segunda-feira (25), equipes do Núcleo de Manutenção e Infraestrutura da Smed foram direcionadas para dar início aos trabalhos de manutenção. Até o momento, duas ocorrências já estão concluídas, sendo a do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilda Arns e no prédio administrativo da Smed, onde foi necessária a intervenção para impermeabilização das calhas de cimento, reparos em rachaduras na estrutura superior, instalação de manta, limpeza das calhas, substituição de dois canos e desobstrução. Outras oito ocorrências estão em andamento.
Limpeza e retirada de terra
No Loteamento Jardim Sudoeste, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) mobilizou uma equipe formada por seis servidores, e reforçada por uma máquina retroescavadeira e dois caminhões-caçamba, para realizar a limpeza e a retirada de terra acumulada pela força das enxurradas. O mesmo serviço foi feito na Lagoa das Bateias.
Além disso, a Sesep tem se dedicado a mutirões de limpeza em diversas ruas e avenidas da cidade, com o objetivo de remover o entulho acumulado. A pasta continua a monitorar a situação de forma preventiva.
Enquanto isso, o Comitê de Crise do Governo Municipal permanece atuando em vários pontos de Vitória da Conquista para atenuar os prejuízos causados pelas precipitações.
Fonte: Ascom/PMVC | Fotos: Ascom/PMVC