Vitória da Conquista vai receber o Espaço Colaborar, que busca fortalecer e integrar os diversos ecossistemas de inovação, compostos por atores e representações das universidades, empresas e poderes públicos, para a aceleração da Inovação e do Empreendedorismo no município. O ambiente, que será inaugurado nesta sexta-feira (22), às 10h30, é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (Semgi).
O Espaço Colaborar vai funcionar na Avenida Juracy Magalhães, 3405, 2º Andar – no prédio onde funciona o Hub Conquista e a Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Inovação e colaboração
Dentro dos ambientes de inovação no mundo, a colaboração tornou-se um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e integrada.
É nesse contexto que surgem os Espaços Colaborar, frequentados por empresas e profissionais independentes que valorizam inovação, criatividade, troca de experiências e criação de suas redes de contatos. Conhecidos mundialmente como Coworkings, normalmente são locais que reúnem a estrutura necessária para que cidadãos e empresas se juntem e desenvolvam seus negócios.
Por meio da rede de parceiros, o poder público busca induzir a utilização dos mesmos e desenvolvimento da cultura da Inovação e Empreendedorismo, com uma série de atividades de estímulo. A natural evolução desses ecossistemas locais de inovação, deverá desencadear o surgimento de novos negócios, startups, cooperação entre academia e empresas, proporcionando a semente para futuros centros e inovação e parques tecnológicos.
A administração do Espaço Colaborar caberá à Prefeitura de Vitória da Conquista, assim como a manutenção do local. O ambiente está equipado com um servidor, seis estações, TV, poltronas, quadro branco, mesas de trabalho, bancadas com gavetas, banquetas sem encosto, cadeiras fixas, armário baixo, mesa de centro, puffs, webcam, câmera para videoconferência, câmera infravermelho, home theater, console videogame e controle adicional videogame. Os computadores levam software Open Source (Endless) com diversos aplicativos para área educacional, robótica, games.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC