O secretário de Segurança do Rio de Janeiro admitiu, em entrevista a TV Globo, que houve falha no planejamento para receber os torcedores do Penãrol na capital fluminense. Mais de 250 uruguaios foram detidos depois de se envolverem em uma briga generalizada com a Polícia Militar e banhistas na orla do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.
“Com certeza tinha uma certa previsibilidade, planejamento é vislumbrar o pior cenário e estar preparado para ele e isso não aconteceu nesse caso. Subestimaram o evento, o número de policiais era inadequado para a quantidade de torcedores criminosos, já não bastassem os criminosos que temos no Rio de Janeiro”, disse o secretário Victor Santos.
“Houve uma falha no planejamento e isso causou esse tipo de problema. Foi falha, sem dúvidas, isso é inadmissível, seja por parte do planejamento seja por esses criminosos que levaram transtorno e prejuízo para os comerciantes”, continuou.
Os uruguaios vieram à cidade para o jogo de ida da semifinal da Conmebol Libertadores contra o Botafogo, nesta quarta. Segundo a Polícia Militar, a confusão começou por volta das 12h, depois que um dos torcedores furtou um celular de uma padaria. Foi quase uma hora e meia de violência e vandalismo praticamente sem repressão até que chegassem reforços da própria PM e do Corpo de Bombeiros.
Fonte: M1 | Foto: Reprodução/ TV Globo