Os estudantes da Educação Especial também estão se preparando para o Encontro Estudantil 2024, que vai acontecer entre os dias 17 e 19 de dezembro, em Salvador. O Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão e Meio Ambiente, localizado em Brumado, por exemplo, realizou, nesta semana, a culminância dos projetos de arte e cultura, como Dança Estudantil (Dance), Tempos de Arte Literária (TAL) e Artes Visuais Estudantis (AVE), envolvendo a participação de todos os estudantes, inclusive os que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Segundo a professora de Educação Especial, Cleide Waldirene Castro, a atuação de alunos do AEE nesses projetos impacta diretamente no desenvolvimento deles. “É uma oportunidade de demonstrar a diversidade das realizações em arte para as pessoas com deficiência. São momentos de aprendizado tanto para os que participam, quanto para os que assistem às apresentações”, comentou.
A estudante Daniele dos Santos, 21, que faz o curso técnico em Administração, falou da sua apresentação com o projeto Dance. “Eu gostei muito da experiência de dançar junto com os meus colegas”. Já Larissa Dias, 23, do curso técnico em Meio Ambiente, também mostrou a sua habilidade com a dança. “Eu achei o Dance muito divertido e ganhei até um fone de ouvido”, revelou. As duas estudantes têm diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
Após a Etapa Escolar, os estudantes selecionados participarão da Etapa Territorial, que acontecerá no município de Caetité, em 19 de setembro. O Encontro Estudantil, marcado para dezembro, contará com as apresentações das produções artísticas, culturais e científicas desenvolvidas nas escolas pelos estudantes da rede estadual, durante o ano letivo de 2024, vindos de todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
Fonte: Ascom/SEC | Foto: Ascom/SEC