A Convenção do União Brasil, que será realizada logo mais, às 14h, no Centro de Convenções de Salvador, deve impressionar gregos e troianos. Pelo menos essa é a expectativa de aliados do prefeito Bruno Reis, que é candidato à reeleição. O evento, conforme apurou o Bahia Notícias, começou a ser organizado com um mês de antecedência e deve reunir mais de 10 mil pessoas.
A presença de Antônio Rueda, presidente nacional da legenda, está confirmada. Na convenção, os nomes de mais de 600 pré-candidatos na chapa para vereador serão homologados. Cada um dos 13 partidos que compõem o arco de alianças de Bruno Reis irá lançar 43 pré-candidatos. Embora pareça expressivo, o número é bem menor do que os 1,8 mil nomes lançados à vereança em 2020, em pleno período da pandemia.
AGIR ESTÁ DENTRO?
Se entrar na base de Reis, conforme tendência aventada nos bastidores, o Agir 36 será o 14º partido, o que fará com que o número de pré-candidatos à Câmara Municipal aumente. Essa confirmação, no entanto, está sendo guardada a sete chaves. Uma fonte do entorno do prefeito confidenciou ao BN que “certeza mesmo, a gente só vai ter na hora [da Convenção]”. “Tem alguns detalhes internos para ajustar ainda”, afirmou.
O Agir 36 é comandado no Estado por Társsila Muniz, filha do deputado estadual Júnior Muniz (PT), que vinha mantendo o controle político da sigla desde os tempos do PTC. Embora nanico, o apoio do partido a pré-candidatura de Geraldo Jr. (MDB) a prefeito de Salvador vinha sendo cobiçado pelo governo, já que Muniz faz parte da base de Jerônimo Rodrigues.
MAGNITUDE
Fontes ouvidas pela reportagem estão em sintonia quanto às pretensões do União Brasil em mostrar a força e grandiosidade da base de Bruno no evento desta tarde. No mês passado, o Bahia Notícias publicou que o próprio Bruno Reis mobilizou lideranças e atuou como cerimonialista do evento que confirmou sua pré-candidatura à reeleição. O fato de ter sido feito no menor salão do Quality Hotel & Suítes São Salvador, no bairro do Stiep, deixou aliados frustrados. Nesse aspecto, Geraldo Jr. saiu vencedor, já que colocou mais de cinco mil pessoas na Arena Fonte Nova, em evento semelhante.
“Não foi um evento frustrante, não. Foi uma coletiva de imprensa. O convite foi no tom certo porque ele [Bruno Reis] já é prefeito, diferentemente de Geraldo Jr, que é um candidato. Bruno não lançou uma pré-candidatura, ele confirmou à imprensa que seria candidato à reeleição”, contemporizou um aliado. Segundo ele, a “potência” da chapa Bruno Reis x Ana Paula Matos será mostrada logo mais, no evento que foi meticulosamente organizado para ser “magnífico”.
Fonte: BNoticias | Foto: Max Haack/ Ag. Haack