O presidente Lula (PT) e o pré-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) foram condenados ao pagamento de multas em decorrência de propaganda eleitoral antecipada. O presidente pediu durante durante o ato do 1º de maio para o pré-candidato a prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024
A decisão foi emitida pelo o juiz eleitoral Paulo Sorci, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, nesta sexta-feira (21). Foi determinado que o petista pague R$ 20 mil de multa. Já para Boulos, o valor imposto é de R$ 15 mil. A decisão ainda cabe recurso.
A medida atende a pedido do diretório municipal do partido Novo, que tem Marina Helena como pré-candidata a gestão municipal paulista.
A ocasião em que Lula pediu os votos aconteceu no Dia do Trabalhador, na zona leste da capital paulsita, quando o presidente afirmou que o pleito paulistano seria uma “verdadeira guerra” e pediu explicitamente para que seus eleitores votem no deputado, confrontando o que estabelece a legislação eleitoral.
“Ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições” pronunciou o petista.
“Vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 89, em 94, em 98, em 2006, em 2010, em 2018… 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo.”
Fonte: BNoticias | Foto: Ricardo Stuckert / PR