O Governo Municipal entregou, neste sábado (15), seis novas viaturas para a Guarda Municipal, na Praça Nove de Novembro. Com o uniforme da Guarda, a prefeita Sheila Lemos, em seu discurso, lembrou que Vitória da Conquista é a cidade mais segura do estado e a segunda melhor cidade do Nordeste para se viver. A gestora também elogiou o trabalho da Guarda Municipal, que completou três anos neste mês, e destacou o investimento do Governo Municipal em trabalhar pela segurança do município.
“Nesses três anos, estamos fazendo vários investimentos, criando novas companhias da guarda e hoje nós vamos entregar seis novas viaturas para reforçar ainda mais o nosso efetivo. A Guarda Municipal tem como intuito maior à guarda dos equipamentos públicos, mas nós também fazemos o patrulhamento nas ruas da nossa cidade, nas praças, nas feiras e agora nesse período que aumenta muito o fluxo de pessoas, também no centro comercial. Então essa ação da Guarda Municipal, junto com várias outras ações do município, porque segurança pública não é só a patrulha ostensiva, é também uma saúde de qualidade, uma educação de qualidade, uma assistência social que funcione, daí o município vem demonstrando isso, por isso que é a cidade mais segura da Bahia para se viver”, disse a prefeita Sheila Lemos.
s.
Os seis veículos novos são do modelo S/10 chevrolet 4 X 4, e foram distribuídos entre os grupos especializados, sendo duas viaturas do GPPM (Grupamento de Proteção Preventiva Comunitário), uma viatura do GRE (Grupamento de Ronda Escolar), uma viatura do GAMA (Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente), uma viatura para o Grupo de Proteção Preventiva Comunitária (GPPC), e uma viatura do serviço ordinário, que pode servir para qualquer grupo.O comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, destacou que as novas viaturas irão potencializar ainda mais o serviço das equipes e que os veículos já estarão estreando na operação “Intensificação Junina”.
“Nós temos o lema que é, antes do braço forte, a mão amiga, antes de aplicarmos a lei, a gente aplica a humanidade. As viaturas vão potencializar mais ainda o serviço da Guarda, vão ajudar também e dar apoio às outras forças de segurança pública e quem ganha com isso é a comunidade de Vitória da Conquista. Sabemos que nesse momento há um aumento de crimes de menor potencial, como a Guarda Municipal tem essa competência específica de combater os crimes de menor potencial ostensivo, a proteção preventiva primária, e está também nesse início, encadeando essa operação para dar mais uma sensação de segurança pública ao nosso munícipe”, disse.
A cerimônia atraiu várias pessoas que passavam pela praça. Rubens Fagundes, morador do Centro Industrial, parou para ver de perto as novas viaturas e parabenizou a Prefeitura. “Eu achei muito bom, a prefeita de Conquista está de parabéns, dar esse presente para Vitória da Conquista e parabenizar também a equipe da Guarda Municipal, que sempre está na localidade onde eu moro, e o reforço que vai ajudar não só a cidade, como a Zona Rural que está precisando. Que chegue mais para reforçar mais ainda, quanto mais melhor”, elogiou.
Também estiveram presentes a ex-vice-prefeita Irma Lemos, integrantes do Governo Municipal e o presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira. “Um momento muito feliz estar aqui na Praça Nove de Novembro, juntamente com a prefeita Sheila Lemos, que está fazendo a entrega das viaturas ao comando da Guarda Municipal, para a população de Conquista”, disse o vereador.
Quadrilha Junina – Para festejar a entrega das novas viaturas da Guarda Municipal, o público assistiu a um espetáculo de dança e teatro, com a quadrilha junina Lume da Fogueira. Com direito a casamento na roça, Lampião e Maria Bonita, olhares atentos por toda a praça. As pessoas pararam para assistir à apresentação, que teve o tema “São João tá diferente? Tá melhor!”.
O casal Amélia de Souza e Adonias Oliveira foi até o Centro para conferir a programação. “Eu chamei ele pra vir comigo. Gostei da apresentação, tava boa, principalmente o molejo (risos). Gostei também da arrumação das roupas. São João sem quadrilha não é São João”, disse Amélia.
“Com muito orgulho é um grande prazer apresentar aqui, nossa quadrilha está indo cada vez mais longe. Conquista é sem dúvida um dos melhores lugares que a gente se apresentou”, disse o marcador da quadrilha junina, Alex Souza.
- Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC