Frota do transporte coletivo de Vitória da Conquista receberá mais 14 ônibus 0km neste sábado, 8
Dia a Dia Transportes

Frota do transporte coletivo de Vitória da Conquista receberá mais 14 ônibus 0km neste sábado, 8

Como parte do processo de renovação da frota de ônibus coletivos urbanos, mais 14 ônibus zero-quilômetro da empresa Atlântico serão entregues à população. Os novos veículos serão vistoriados pelo Governo Municipal neste sábado (8), às 15h, no Bosque da Paquera, em frente ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida, e, após a liberação, serão incorporados imediatamente ao Sistema Municipal de Transporte Coletivo sem nenhum aumento na tarifa, que permanece no valor de R$3,80.

Ao todo, serão 48 novos veículos rodando em Vitória da Conquista, num processo dividido em etapas: na primeira, foram 15 ônibus novos da Viação Rosa; já na segunda etapa, 12 da Atlântico e 7 da Viação Rosa – ambas as empresas ganhadoras da licitação do transporte coletivo.

A inserção dos novos ônibus, todos recém-saídos da fábrica, faz parte do cumprimento do contrato, assinado pela prefeita Sheila Lemos, em 9 de outubro de 2023, cujo texto estabelece que, no primeiro ano de vigência, a idade média da frota seja de sete anos. Com a chegada desses novos ônibus, a idade média passa a ser de quatro anos – ou seja, três a menos do que exige o contrato.

Frota renovada

Os novos ônibus chegam a Vitória da Conquista munidos com os seguintes equipamentos:

– Tecnologia Euro 6, dotada com modernos controles de emissão de gases.

– Trem de força VW 17.230.

– Capacidade para suportar 17 toneladas de peso, graças ao motor com 230 cavalos de potência.

– Três portas.

– Moderno sistema de bilhetagem eletrônica.

– Biometria facial.

– Wi-fi.

– Pontos de recarga de energia USB.

– Câmeras de monitoramento.

– Plataforma elevatória.

– Quatro displays eletrônicos identificando itinerários: letreiros (placas de LED) superior e auxiliares. Além de facilitar a identificação da linha de destino, as quatro bandeiras evitam paradas desnecessárias, o que garante maior rapidez nos ciclos de viagem e mais conforto às equipes de bordo

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC