Líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento tem se empenhado em duas campanhas distintas. Enquanto se movimenta pela sucessão na presidência da Câmara, o parlamentar divide o seu tempo articulando o envio de verbas federais de Brasília a Campo Formoso, onde seu irmão, Elmo Nascimento (União Brasil), tentará se reeleger prefeito.
De acordo com informações do jornal O Globo, além de emendas parlamentares, o pacote destinado à cidade inclui investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), presença de ministros aliados em eventos e até um projeto-piloto do governo sobre 5G.
Segundo a publicação, a articulação de Elmar, por exemplo, fez com que Campo Formoso se tornasse o principal destino de recursos da Comissão de Educação da Câmara neste ano, com R$ 10 milhões enviados para expansão de um instituto federal na cidade. Embora Elmar não faça parte do colegiado, ofício enviado à instituição pelo vice-presidente do grupo, Átila Lira (PP), informa que o aporte atende a um pedido do deputado baiano.
A cidade também recebeu R$ 9,5 milhões da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado para construção de um centro comercial batizado de “Shopping do Garimpeiro”. Campo Formoso fica próximo da Chapada Diamantina, região conhecida pela exploração mineral. Desta vez, quem revelou a influência de Elmar na destinação da verba foi o próprio irmão, Elmo, que lhe agradeceu nas redes sociais.
Procurado pelo O Globo, Elmar admitiu priorizar a cidade do irmão, onde foi vereador, no envio dos recursos, inclusive emendas de comissão, a que nem todos os parlamentares têm acesso. Segundo ele, o fato de ser líder de partido o ajuda na destinação dos recursos. “Campo Formoso é a terra que eu nasci, onde fui vereador por dois mandatos. Se eu não puder ajudar a cidade que eu nasci, para que serve eu ser deputado?”, questionou, ao jornal.
O Ministério do Turismo, responsável por executar a verba, defendeu o investimento. Em nota, a pasta afirmou que “será um importante gerador de fluxo turístico e movimentação da economia do município e região no entorno”. Já o MEC, que repassou a verba indicada por Elmar via Comissão de Educação, afirmou que “mantém diálogo permanente com os parlamentares e tem trabalhado com o Congresso Nacional na busca de recursos para consolidar unidades dos institutos federais já existentes”.
Fonte: TRBN| Foto: Gustavo Lima / Agência O Globo