Mais brilhantes do que antes estão as águas da Lagoa das Bateias, que continua sendo revitalizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Central de Equipamentos da Prefeitura (Deserg). Nesses nove meses de obra, já foram retiradas 400 toneladas de resíduos e material orgânico, como as taboas e plantas aquáticas. Todo esse material segue em caçambas para o espaço de resíduos sólidos no aterro municipal. Somente no último sábado (8), foram 560 caçambas de materiais retirados da Lagoa. E a cada dia, ela ressurge mais linda.
A equipe com aproximadamente 30 servidores do Deserg já limpou mais de 200 mil dos 503 mil metros quadrados de área verde, possibilitando a visualização do espelho d’água, que não acontecia há anos, e o retorno de animais silvestres, a exemplo dos patos-mergulhões, saracura e quero-quero.
Como parte da valorização da Lagoa das Bateias, a Prefeitura inaugurou no último domingo (10), a iluminação do Natal Conquista de Luz 2023, tornando-a em mais um espaço de lazer à noite para os moradores locais e de outros bairros da cidade.
Antes disso, nos dias 8 e 9 de dezembro, em um trabalho ininterrupto de 36 horas, a equipe avançou no serviço e conseguiu retirar uma “ilha” de vegetação que havia se deslocado, pela força do vento, e ameaçava se alojar no sangradouro do reservatório – o que poderia provocar um transbordamento e resultar em prejuízos para os bairros vizinhos, como o Santa Cruz.
Edson Santos Souza, operador de máquina, é um dos servidores trabalhando na revitalização da Lagoa. Segundo ele, o serviço é árduo e perigoso, mas participar desse processo é gratificante. “Conquista é carente de espaços de lazer assim. No final de semana o pessoal vem aqui fazer piquenique, caminhadas, trazem as crianças”.
Durante o acender as luzes natalinas, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância de investir igualmente em todas as zonas da cidade. “Esse é o trabalho que nós vamos fazer nessa cidade e foi na Avenida Brumado que nós iniciamos o nosso maior programa de investimento de infraestrutura da cidade, o Acelera Conquista”, disse.
Além disso, a gestora também reconheceu e agradeceu à equipe que está trabalhando na limpeza da Lagoa. “Gratidão a todos vocês que não pararam de trabalhar para que esse momento fosse possível”, relatou.
Os moradores locais e turistas também já estão comemorando as melhorias realizadas pela Prefeitura. Enquanto passeava pelo calçadão, o casal Jane Cleide Pereira e Aloísio da Silva, de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, apreciava a vista da Lagoa.
Segundo Aloísio, eles estiveram em Conquista no mês de julho e já puderam ver a diferença. “Agora nós voltamos de novo e a Lagoa está linda, muito bem-preparada, tiraram aqueles entulhos que tinha e já dá para ver a água”, relatou. Jane Cleide também confirmou, dizendo que “está muito bonito, a inauguração das luzes que fizeram aqui também foi muito bonito”.
O morador do bairro Campinhos, Thiago Oliveira Silva, que transita diariamente pela localidade também aproveitou para admirar a nova Lagoa das Bateias. De acordo com ele, um bom trabalho está sendo realizado na área, porque antes era abandonado e cheio de mato. “Agora até show ao vivo está tendo aqui, estou gostando muito”, declarou.
Segundo o coordenador do Deserg, Lucas Batista, cerca de 60% de toda a vegetação aquática que havia na Lagoa já foi retirada. Ele espera que, até o final do ano, esse índice já esteja se aproximando de 75%. “Já é perceptível o grande volume de água que tem. E, para a nossa alegria, a natureza vem nos premiando com a quantidade de alevinos e de tilápias que vêm aparecendo na Lagoa, e de outros peixes que estão desovando ali”, afirma Lucas.
Outra informação positiva é o aumento do volume de pessoas que frequentam o parque. “Em média, mil pessoas passam por ali diariamente, fazendo suas caminhadas. Isso é algo que cresceu mais de 200%”, estima o coordenador.
Ainda segundo Lucas, a limpeza do leito da lagoa é a primeira etapa da revitalização. Na outra consta a parte de infraestrutura de lazer do parque, incluindo vila esportiva, quadras de grama e areia, quadra poliesportiva, espaços família, kid, e pet, academia ao ar livre, redários, vila gastronômica formada por quiosques e restaurantes que vão contar também com coreto, além de área contemplativa, revitalização da ciclovia, das calçadas e da iluminação pública. A ordem de serviço para o início da requalificação deve ser assinada pela prefeita Sheila Lemos em janeiro de 2024. “A prefeita Sheila abraçou essa causa e vai até o final, porque ela tem determinação, ela quis e vai fazer”, reforçou Batista.
Além do Deserg, outras secretarias participam das ações, como a de Serviços Públicos, que realizou a etapa da capina e retirada de lixo e entulho, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que disponibiliza técnicos para fazer levantamentos sobre a fauna e a flora do parque. Quando necessário, também providenciam o resgate de animais e do transporte destes para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). E a Seinfra participa com a parte de infraestrutura, pincipalmente na segunda etapa da obra.
Fonte: PMVC | Foto: PMVC