Diante das dificuldades enfrentadas pelos municípios com o aumento da estiagem no interior do estado, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, na manhã desta segunda-feira (4), reunião emergencial com os prefeitos durante o UPB Itinerante, em Vitória da Conquista. Os gestores alinharam ações com o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, para que as prefeituras possam receber recursos destinados a contratação direta dos carros pipas por conta da situação emergência nos municípios.
“Não podemos mais esperar, temos municípios onde animais estão morrendo e já falta água para o consumo humano”, relatou Quinho ao coordenador adjunto da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Osny Bomfim, que participou da reunião por videoconferência.
Também de forma remota, o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, afirmou aos gestores que o governador Jerônimo anunciará uma série de ações emergenciais assim que retornar de viagem ao exterior. Ele orientou que os municípios façam o levantamento da necessidade de limpeza de aguadas e instalação de poços artesianos e tanques, para direcionar os investimentos do governo do estado.
Já o superintendente regional da Companhia de Nacional de Abastecimento (CONAB), Emanuel Carneiro, estava no encontro e ofereceu aos municípios a aquisição de milho dos estoques da Conab para auxiliar na alimentação de rebanhos.
Atualmente 84 municípios da Bahia têm reconhecimento federal vigente de situação de emergência, sendo 1 por seca, 81 estiagem e 2 por tempestade local. A partir da reunião, a UPB vai realizar um levantamento junto aos gestores para saber quais as principais necessidades locais.
Fonte: Ascom/UPB | Foto: Ascom/UPB