A Uesb, mais uma vez, possibilita que novos sonhos comecem a ser possíveis. Neste domingo, 3, milhares de candidatos de diversos cantos do Brasil deram um pontapé na possibilidade de iniciar sua jornada universitária ao realizarem o Vestibular Uesb 2024. Com 12.160 inscritos, o processo seletivo contou com um aumento de mais de 3.300 candidatos, o que representa um crescimento de 38,18% em relação ao processo anterior.
Neste primeiro dia, foram aplicadas, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática. Além disso, os candidatos precisaram elaborar um texto dissertativo-argumentativo para a prova de Redação, que, nesta edição, abordou “Alimentação saudável no Brasil: caminhos, possibilidades e reflexos”.
Antes de abrir os portões, candidatos e seus familiares se posicionaram à frente dos locais de prova, uma vez que escolheram chegar antecipadamente e permanecer tranquilamente aguardando, se prevenindo de qualquer contratempo imprevisto. Anthony Gabriel Santos, 17 anos, foi um deles. O estudante veio de Milagres, a mais de 128 km de Jequié, para prestar seu primeiro Vestibular, buscando uma vaga no curso de Química.
Construindo trajetórias – Anthony optou pela “Reserva de vagas”, modalidade destinada à estudantes oriundos de escola pública, e viu na Uesb uma referência para formação superior. “Eu acredito que foi mais um apoio profissional dos meus professores. Uma das minhas professoras estava cursando Mestrado em Química aqui e me trouxe essa referência de um bom curso e uma boa equipe de docência que a Uesb tem. Então, isso acabou me ajudando a tornar o curso a minha primeira opção”, diz.
Realizar o sonho de ingressar na Uesb também é a expectativa de Lília Dias, 39 anos. Egressa de escola pública e inscrita por uma amiga, Lília identifica a possibilidade de ajudar seu filho ingressando no curso de Enfermagem. “Tenho um filho de 17 anos com Síndrome do Pânico e depressão, e eu queria ajudar meu filho de alguma forma. Daí, escolhi a Enfermagem para possibilitar uma ajuda melhor para ele na área da saúde”, revela.
Lília participa pela primeira vez do Vestibular Uesb e destacou a importância da Universidade para construir um novo capítulo da sua história. “A Uesb é uma referência na cidade e participar desse meu primeiro vestibular está sendo gratificante. Fico ansiosa porque, quando a gente chega a certa idade, a gente acha que nada mais acontecer, e vai a vida e te surpreende, mostra que é possível ter mais uma nova etapa da minha vida”, finaliza.
Para o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, o Vestibular é uma porta não só para uma formação superior, mas para a produção de novos conhecimentos acadêmicos e científicos, bem como para a construção de uma nova história. “Essa é uma das formas de acesso que a Universidade construiu para viabilizar o ingresso na Educação Superior, que envolve formação profissional, formação para a ciência e formação para cidadania. Assim, há a possibilidade de transformação de possibilidades de vida, de carreira, de vida profissional, de vida social”, destaca.
O Vestibular continua – Neste primeiro dia, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) registrou cerca de 15% de abstenção, nas três cidades, o que totaliza 1.826 ausentes. O processo seletivo continua nesta segunda-feira, 4, com aplicação das provas de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
Serão 45 questões objetivas, com tempo máximo de 4 horas. Os cadernos de provas poderão ser levados, após três horas do início da aplicação do exame. Já o tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.
Fonte: Ascom/UESB | Fotos: Ascom/UESB