Conferência Municipal de Cultura encerra com escolha de representantes para as etapas territorial e estadual
Dia a Dia Poder

Conferência Municipal de Cultura encerra com escolha de representantes para as etapas territorial e estadual

A 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, foi encerrada na tarde desta terça-feira (12), com a votação que definiu os delegados que irão representar Vitória da Conquista nas próximas conferências territorial e estadual e também com a divulgação dos nomes que representarão o Conselho Municipal de Cultura no biênio 2023/2025.

Com um amplo debate sob o tema “Cultura e democracia no Sertão da Ressaca” se reuniram, ao longo de dois dias, artistas, produtores, gestores, estudiosos e pesquisadores ligados à cultura que, representando a sociedade civil, discutiram propostas para a composição de um Plano Municipal de Cultura. Após a discussão dos eixos temáticos para a composição do Plano, foram escolhidos, mediante votação, os 12 delegados, entre titulares e suplentes, que representarão o setor cultural da cidade na conferência territorial, sendo o mais votado destes com participação garantida na etapa estadual que acontece em dezembro.

Delegado escolhido pela maioria dos votantes, o produtor de cinema, Daniel Almeida, defendeu a ideia de “interiorização” e “descentralização” dos investimentos no setor cultural, como perspectiva de maiores repasses e incentivos do Estado e da União às produções artísticas do interior. “É importante lutar pela descentralização e valorização da cultura do interior, promovendo a pluralidade e acessibilidade em todas as formas de expressão, incluindo o audiovisual”, salientou Daniel.

Para o coordenador municipal de Cultura da Sectel, Alecxandre Magno, o resultado da conferência foi positivo, com importantes debates e a escolha de bons representantes. “A escolha dos delegados para representar a cidade na etapa estadual e territorial, com artistas gabaritados, será fundamental na busca recursos para o município. As propostas foram votadas democraticamente e agora é esperar para colher os frutos”, acrescentou o coordenador.

A Conferência Territorial de Cultura, que acontece no município de Feira de Santana, em novembro, contará com os delegados titulares representando Vitória da Conquista:

Daniel Almeida

Deise Maria

Lívia Cerqueira

Juliana Brito

Matheus Amaral

Pacífico Ferraz

Também foram eleitos, na segunda-feira (11), os seguintes representantes titulares da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura:

Gilvando Gonçalves

Alex Alves (Baducha)

Lívia Cerqueira

Mickele Xavier

Robson Porto

Fonte: PMVC | Foto: PMVC