Aos 80 anos, a aposentada tinha apenas dez por cento de visão e após passar por procedimento, voltou a enxergar perfeitamente. Além dela, a estimativa é que mais de mil cirurgias sejam realizadas
A 20ª edição do mutirão Voluntários do Sertão restabelece a qualidade de vida de muitas pessoas com os atendimentos de saúde levados até a cidade de Barra do Choça (BA). E a Dona Rosa, de 80 anos, foi uma dessas pessoas. Ela tinha apenas dez por cento da visão, passou por cirurgia de catarata e saiu feliz por voltar a enxergar perfeitamente.
“Foi uma operação muito tranquila e mudou bastante minha visão. Que Deus ajude todos vocês (voluntários), por realizar esses atendimentos tão importantes, pois tem muita gente que precisa”, afirmou Dona Rosa.
Qualidade de Vida
O médico oftalmologista, Fábio Vieira, responsável pela cirurgia de Dona Rosa, explicou um pouco como funciona o procedimento.
“A [cirurgia de]catarata é o procedimento mais realizado no mundo. A catarata tem a ver com o envelhecimento, temos em nossos olhos uma lente chamada cristalino e com o envelhecimento ela perde a transparência”, explicou.
Ele ressaltou que o procedimento é muito simples. “A cirurgia não tem ponto, não tem curativo e o paciente em poucos dias está totalmente recuperado”, destacou.