O centrão entregou, nesta terça-feira (18), nomes indicados para assumir cargos ministeriais no governo Lula. Os cotados foram entregues ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em reuniões com os deputados federais André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos).
O PP pleiteia emplacar o nome de André Fufuca no alto escalão do governo. Dentre as trocas sugeridas estão na pasta do Desenvolvimento Social, na presidência da Caixa ou no comando da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Já o Republicanos deseja o deputado Sílvio Costa Filho (PE) no lugar de Ana Moser, que chefia a pasta do Ministério do Esportes.
Segundo apuração do Jornal O Globo, partidos aliados da bancada governista estariam insatisfeitos com essa interferência. Dentre eles está Carlos Siqueira (PSB), um dos principais articuladores durante a campanha de 2022, tendo tido papel importante para viabilizar Geraldo Alckmin para compor a chapa com Lula.
“Temos pessoas de grandes qualidades e experiência servindo ao governo e ao Brasil. Se o presidente desejar dispensar uma delas para ceder espaço para aqueles que apoiaram Bolsonaro no primeiro e segundo turnos, quem perderá será o nosso país. Isso é decisão do presidente Lula e não quero crer que ele deseja piorar a política brasileira”, disse Siqueira ao GLOBO.
Fonte: Metro1 | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil