Muita diversão, animação, shows com presença de um bom público em todas as localidades. Com apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), os festejos juninos começaram a ser realizados na zona rural nesta sexta-feira (23) e invadiram a madrugada. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo, esteve presente, nos distritos de Bate-Pé e Iguá.
Em Bate-Pé, a PMVC forneceu banheiros químicos, parte da ornamentação e duas atrações (Clima do Forró e Swing Manhoso). A Guarda Municipal (GM) também se fez presente para garantir a segurança. O comerciante Gilson Morais da Silva, um dos 19 integrantes da comissão organizadora, informou que os festejos continuam neste sábado. “A partir das 15h temos brincadeiras típicas como pau-de-sebo, corrida de saco e apresentação de quadrilhas. Às 18h começam as apresentações de Igor Show, Wagner Santana e Pigmeu”.
A banda Clima do Forró se apresentou na localidade. Com 12 doze anos de existência e seis integrantes, ela apresentou composições próprias e de autores consagrados como Luiz Gonzaga e Ademário Coelho. Para o baixista Marcos Silveira, é muito bom ter o apoio da PMVC. “Está valorizando a música regional”.
Moradores na região, a diarista Celeste Gomes de Oliveira e seu esposo, o motorista Cosme Dias de Oliveira, gostam de participar dos festejos. Também apoiaram a participação do governo municipal. Para ela, se trata de valorização da cultura e da própria região.
Iguá
No distrito do Iguá, a técnica em Contabilidade, Vanuzia Ribeiro Soares, que faz parte da comissão organizadora, explicou que além dos artistas Romenik do Prado e Super Xote, eles tiveram apoio do vereador Dudé e da própria comunidade. “A PMVC ajudou bastante para manter a tradição”. Outros artistas como Geovane Mendes e Maildo Nogueira também vão se apresentar. A festa na localidade começou nesta sexta (23) e vai até o São Pedro.
Romenik do Prado agradeceu o apoio da gestão municipal. “É o terceiro ano que tenho esta ajuda. A atual gestão tem o meu apoio. Esta ajuda me permite oferecer oportunidades a outros talentos também”. É o caso da vocalista Jenipher Larissa, que recentemente começou a se apresentar com Romenik.
São três músicos ficam no palco e uma equipe de produção com seis integrantes. São mais de 20 anos de carreira, a banda apresentou um repertório com músicas tradicionais de São João. O casal Jaqueline Santos Silva e Uélio dos Santos Rocha, moradores no povoado do Tesoureiro, região do Iguá, estavam muito animados e se divertindo bastante. Eles consideram fundamental o apoio da Prefeitura para o evento, que valoriza a região e a cultura de nossa cidade.
Lagoa de José Luís
No povoado de Lagoa de José Luís, a lavradora Erika Brito Morais e mais quatro organizadores trabalharam na programação que aconteceu nesta sexta (23) e madrugada de sábado. “Além das bandeirolas, a PMVC está apoiando a apresentação de Edvaldo do Acordeon e dos Dominantes da Bahia”, disse Erika. Além deles, com apoio da comunidade “Os Raros do Arrocha” iriam finalizar a programação.
Edvaldo do Acordeon tem mais de 40 anos de carreira. “Toco desde os 12 anos de idade”. Acompanhado de dois músicos, apresentou um repertório do autêntico forró pé de serra, original do forró, de compositores como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José, Trio Nordestino, Genival Lacerda dentre outros. “Muito gratificante estar recebendo essa confiança da prefeitura, para tentar manter essa tradição que é o São João, é muito importante para nós forrozeiros”.
O grupo Dominantes da Bahia tem três integrantes. Saxofonista e líder, Florípedes da Silva Brito, Tuxa, afirma que são 15 anos de banda. O repertório apresentado é bem eclético, sendo o forró o carro chefe. “Acho muito bom a Prefeitura dar oportunidades para os artistas regionais, assim podemos mostrar nosso trabalho”.
Inhobim
No distrito de Inhobim, a festa ficou por conta de Lino do Acordeon e de Natureza e o Forró da Bahia, duas atrações garantidas pela PMVC. Outro que iria se apresentar é Dalto Camargo. O coordenador da Subprefeitura de Inhobim, Osmário Lacerda, disse que além dos artistas, os membros da comissão de festa receberam da Prefeitura o barracão, feito com madeira de eucalipto tratado, aparelhagem de som, estrutura de palco e toldos. “Está sendo de muito bom grado, porque antes tinha que contratar som e palco, usar mais madeira para fazer o barracão, hoje não, a prefeitura está dando este suporte”.
Reginaldo da Silva Vieira, cujo nome artístico é “Natureza” tem 25 anos de carreira. Ao lado de outros três músicos, formou um quarteto de forró cujo repertório é o autêntico forró pé de serra, tendo como referência Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, Elba Ramalho, dentre outros. “Esse apoio da PMVC fortalece a nossa música no sentido de promover e expandir o nosso trabalho na região de Vitória da Conquista”.
Hoje (24), apresentam-se Bruno Vilela, Bruno Pegada e Ismael Sales. E no dia 25, será a vez de G-Show e da dupla Léo e Daniel.