TCU abre investigação sobre gastos de Lula no cartão corporativo após pedido de Kim Kataguiri
Justiça Poder

TCU abre investigação sobre gastos de Lula no cartão corporativo após pedido de Kim Kataguiri

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu investigação para apurar gastos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cartão corporativo nos primeiros quatro meses de governo. A apuração, instaurada nesta segunda-feira, atende a um requerimento apresentado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP), aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados em maio.

De acordo com o requerimento, a investigação seria para apurar eventuais altos gastos no cartão corporativo usado pelo presidente da República nos primeiros quatro meses de governo — até abril, foram empenhados R$ 12,1 milhões. As informações citadas por Kataguiri foram divulgadas pela revista Crusoé.

“Além disso, a possível existência de gastos relacionados a apoiadores políticos e despesas supérfluas requer um escrutínio mais aprofundado para assegurar a lisura e a legalidade das transações”, destaca, no pedido.

A informação, segundo o parlamentar, seria importante para que a comissão realizasse seu papel de fiscalização das contas do Poder Executivo. No TCU, o processo foi distribuído ao ministro Jhonatan de Jesus, que já teria iniciado as investigações.

Fonte: O Globo | Foto: Agência O Globo