A prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos sancionou a lei que autoriza o Poder Executivo a contratar o empréstimo de R$ 160 milhões relativos ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), na manhã desta segunda-feira (12), em reunião com os vereadores da base governista.
Ato contínuo à sanção, a gestora enviará à Caixa Econômica Federal os documentos necessários para a chegada do recurso. Embora haja a autorização, é importante ressaltar que ainda há uma tramitação burocrática comum a este tipo de operação de crédito, de modo que os recursos chegarão aos cofres públicos oportunamente.
“Logo que a Caixa aprovar, nós vamos assinar o contrato do Finisa para receber os recursos. Tão logo tenhamos acesso ao dinheiro iniciaremos as obras de infraestrutura, obras muito importantes para Vitória da Conquista. Temos aqui diversas ruas ainda em barro, nas quais as pessoas sofrem tendo que colocar sacolas plásticas nos pés em dias de chuvas para não sujá-los e conseguir chegar ao trabalho. Isso vai acabar”, afirmou a prefeita.
Na reunião, os vereadores destacaram o importante papel do legislativo na aprovação da matéria. Houve um consenso entre os legisladores presentes na reunião desta manhã de que ali estavam representantes do povo compromissados com o desenvolvimento de Vitória da Conquista.
“Eu quero novamente agradecer à Câmara de Vereadores e aos 15 que votaram sim, para que o município pudesse contratar este empréstimo e realizar estas intervenções. Aqui deixo o meu compromisso, não se trata de cheque em branco, é um dinheiro que será empregado com transparência e seguindo, a rigor, as diretrizes legais”, ressaltou Sheila Lemos.
Entre pavimentação e drenagem vamos fazer o Alto do Panorama, Cidade Modelo, Porto Seguro, Vila Marina, Bateias II, Guanabara, Brumado, Urbis V, Avenida Integração, Vias Campinhos/Simão, Vias Miro Cairo, Renato Magalhães, Lagoa das Flores e diversas intervenções nos distritos e povoados.
A relação de detalhamento de obras em cada bairro será divulgada em breve, nos canais oficiais da Prefeitura Municipal. “Além de todas as obras, os vereadores ainda entenderam a necessidade de criarmos o Complexo Integrado da Saúde da Mulher, que vai contar com a Secretaria da Mulher. Nós já atuamos de forma efetiva nas políticas públicas para mulheres, mas intensificaremos ainda mais com a criação do complexo”, destacou a prefeita.
Outro ponto abordado na reunião com os vereadores foi a capacidade de endividamento municipal. Diferente do que atribuem, a gestão tem sido responsável e arcado com todos os compromissos assumidos, o que pode ser acompanhando pela transparência.
“Não somos irresponsáveis e estamos completamente seguros de que os recursos entrarão para beneficiar toda a cidade. Além do que, temos total condição de arcar com as parcelas e cumprir os acordos financeiros. Portanto, podem se tranquilizar, pois vamos realizar e pagar”, concluiu Sheila Lemos.
O projeto foi aprovado pela Câmara na última quarta-feira (7). Votaram a favor da contratação de crédito os vereadores: Hermínio Oliveira (Podemos), Subtenente Muniz (Avante), Adinilson Pereira (MDB), Ricardo Babão (PCdoB), Nelson de Vivi (UB), Augusto Cândido (PSDB), Dinho dos Campinhos (PP), Edivaldo Júnior (PTB), Nildo Freitas (PSC), Luís Carlos Dudé (MDB), Ivan Cordeiro (PTB), Bibia (MDB), Dr. Andreson (PCdoB), Chico Estrella (Agir) e Luciano Gomes (PCdoB).
Fonte: Da Redação | Foto: Ascom/PMVC