O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu aplicar uma multa individual de R$ 30 mil aos deputados Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Nikolas Ferreira e ao senador Flávio Bolsonaro, todos do PL, por divulgar um vídeo com desinformação sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. A determinação foi feita nesta quinta-feira (11).
O vídeo, feito por Nikolas Ferreira, dizia que Lula estaria associado à criminalidade, incentivaria o uso de drogas por crianças e adolescentes e seria favorável ao aborto, entre outras acusações falsas. Os outros parlamentares compartilharam a gravação. Na legenda, o deputado escreveu “Faz o L”. O vídeo alcançou mais de 670 mil visualizações à época.
Segundo apuração do jornal O Globo, a decisão foi tomada por cinco votos a dois. O relator, ministro Raul Araújo, foi contrário ao pedido. Entretanto, o ministro Sérgio Banhos abriu divergência e foi seguida pela maioria dos integrantes: Alexandre de Moraes, Benedito Gonçalves, Carlos Horbach e Cármen Lúcia. Apenas Nunes Marques acompanhou o relator.
No ano passado, durante o segundo turno da eleição, o então ministro do TSE Paulo de Tarso Sanseverino já havia determinado a suspensão do vídeo das redes sociais. A decisão foi referendada pelos demais ministros dias depois.
Fonte: Metro1 | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados