Preocupado com a segurança dos estudantes baianos, o deputado Vitor Bonfim (PV) recomendou ao governador Jerônimo Rodrigues, por intermédio da Assembleia Legislativa, a implantação de Companhias Independentes de Policiamento Militar-Ronda Escolar em todo a Bahia.
Como fundamento para a indicação, o parlamentar considerou os índices alarmantes de violência escolar, demonstrados em uma pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em parceria com o Ministério da Educação e a Organização dos Estados Interamericanos, que apontou que a violência verbal e física atingiu 42% dos alunos brasileiros da rede pública em 2015. Segundo Bonfim, a pesquisa ouviu 6.709 estudantes, de 12 a 29 anos, em sete capitais, inclusive Salvador. O referido levantamento expõe que a violência nas escolas é uma realidade vivida por vários alunos e professores no Brasil.
“Episódios de violência têm se tornado cada vez mais frequentes nos ambientes escolares, a exemplo da recente tragédia ocorrida em um Colégio Estadual de São Paulo, em que um aluno de 13 anos vitimou uma professora e agrediu fisicamente mais quatro pessoas, dentre elas três discentes e um aluno. Rememora-se também uma situação semelhante que aconteceu em nosso Estado, onde um adolescente armado invadiu e cometeu um atentado a tiros em uma Escola Municipal de Barreiras, matando uma aluna cadeirante. Os referidos episódios escancaram a urgência de tratar a problemática aqui exposta com ações de intervenção preventiva e combativa”, argumentou.
Outro ponto destacado pelo deputado é a de que na Educação em Tempo Integral, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, os estudantes passam a maior parte do tempo dedicados às atividades escolares. Deste modo, para o legislador é essencial que se promova um ambiente escolar mais seguro.