VITOR BONFIM ADVOGA RONDA ESCOLAR NOS 417 MUNICÍPIOS
Legislativo Politica

VITOR BONFIM ADVOGA RONDA ESCOLAR NOS 417 MUNICÍPIOS

VITOR BONFIM ADVOGA RONDA ESCOLAR NOS 417 MUNICÍPIOS

 

 

Deputado Vitor Bonfim (PV)
Foto: AscomA LBA/Agência ALBA
Preocupado com a segurança dos estudantes baianos, o deputado Vitor Bonfim (PV) recomendou ao governador Jerônimo Rodrigues, por intermédio da Assembleia Legislativa, a implantação de Companhias Independentes de Policiamento Militar-Ronda Escolar em todo a Bahia.
Como fundamento para a indicação, o parlamentar considerou os índices alarmantes de violência escolar, demonstrados em uma pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em parceria com o Ministério da Educação e a Organização dos Estados Interamericanos, que apontou que a violência verbal e física atingiu 42% dos alunos brasileiros da rede pública em 2015. Segundo Bonfim, a pesquisa ouviu 6.709 estudantes, de 12 a 29 anos, em sete capitais, inclusive Salvador. O referido levantamento expõe que a violência nas escolas é uma realidade vivida por vários alunos e professores no Brasil.
“Episódios de violência têm se tornado cada vez mais frequentes nos ambientes escolares, a exemplo da recente tragédia ocorrida em um Colégio Estadual de São Paulo, em que um aluno de 13 anos vitimou uma professora e agrediu fisicamente mais quatro pessoas, dentre elas três discentes e um aluno. Rememora-se também uma situação semelhante que aconteceu em nosso Estado, onde um adolescente armado invadiu e cometeu um atentado a tiros em uma Escola Municipal de Barreiras, matando uma aluna cadeirante. Os referidos episódios escancaram a urgência de tratar a problemática aqui exposta com ações de intervenção preventiva e combativa”, argumentou.
Outro ponto destacado pelo deputado é a de que na Educação em Tempo Integral, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, os estudantes passam a maior parte do tempo dedicados às atividades escolares. Deste modo, para o legislador é essencial que se promova um ambiente escolar mais seguro.