O Programa Começar de Novo, que desde 2018 reabilita apenados com oportunidades de trabalho, passa a contar agora com uma nova frente de trabalho. Na tarde desta sexta-feira (3), um grupo de 28 integrantes do projeto desenvolvido pela Secretaria de Governo (Segov), participou, no salão da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), de uma capacitação em pintura para edificações.
A capacitação é promovida pela empresa parceira do programa, a Arcobaleno tintas e texturas, que designou o diretor técnico, Isaac Premoli, para ministrar o curso. Ele também fará o acompanhamento técnico da equipe, que deverá atuar na pintura dos prédios da Prefeitura.
Os apenados são escolhidos e enviados ao Programa da Prefeitura pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), de acordo com os critérios estabelecidos por estes órgãos. Da Prefeitura, eles recebem treinamento, oportunidade de trabalhar em serviços municipais e a remuneração de um salário mínimo, que fica depositada e será restituída ao final do cumprimento da pena. “É um meio de aprendizado e de ressocialização, pois, após o cumprimento, eles poderão seguir com uma carreira e ter dignidade”, explica a secretária de Governo, Geanne Oliveira.
Geanne ressalta o sucesso do projeto que existe desde 2018 e já atendeu aproximadamente 259 apenados. “O êxito se dá tanto em relação ao processo de ressocialização dos participantes, quanto ao importante serviço prestado por eles. Podemos citar o trabalho de limpeza realizado nos cemitérios municipais que, há tempos, era passível de críticas e que hoje vemos poucas reclamações. Agora, além das frentes de trabalho que serão mantidas, haverá uma nova demanda a ser preenchida. Dessa forma, todos saem ganhando”, reiterou a secretária.
Fonte: Da Redação | Foto: Ascom/PMVC