A partir desta quinta-feira (19), os setores municipais responsáveis pelas políticas públicas municipais de direitos humanos estão reunidas e disponíveis para a população em novo endereço, onde o público dispõe de mais conforto, com a inauguração feita pela prefeita Sheila Lemos das novas instalações do Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH). No local funcionam coordenações ligadas às secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes) e Desenvolvimento Econômico (SMDE).
A solenidade contou com as presenças de secretários e coordenadores municipais e dos vereadores Ricardo Babão, secretário da Mesa Diretora, representando o presidente Hermínio Oliveira; Subtenente Muniz, 1° vice-presidente; Nelson de Vivi, 2º secretário; e Nildo Freitas, líder do governo municipal na Câmara de Vereadores.
A prefeita parabenizou o trabalho que tem sido realizado pelas equipes de todas as coordenações reunidas no Centro e lembrou o enfrentamento diário que deve ser feito a todo e qualquer tipo de discriminação. “Precisamos de uma cidade inclusiva, uma cidade cidadã, que respeite os direitos humanos, que respeite a todos igualmente. Vamos buscar esse objetivo juntos, com muito trabalho, amor e dedicação, com a esperança de um futuro melhor”, assegurou.
Professora da Rede Municipal de Ensino, Denise Ventura integra o Coletivo trans Vagalume e é a primeira mulher trans trabalhando como professora das séries iniciais no Brasil. Ela declarou que o CIDH reforça o acolhimento da gestão municipal aos públicos historicamente invisibilizados. “Para mim, é uma avanço. É um lugar no qual a gente pode recorrer, principalmente, nós mulheres trans por que estamos vulneráveis a todo tipo de violência e muitas vezes não somos nem vistos como seres humanos pela sociedade. Com esse espaço, temos voz, onde recorrer e fazer valer nosso direito”, enalteceu.
Também prestigiaram o evento, o Major Wagner da Polícia Militar; as titulares da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Christie Correia, e da Delegacia de Homicídios, Alessandra Cardoso; as representantes dos Conselhos Tutelares e Municipal da Mulher, Joice Prado e Otília Soares, respectivamente; Lidiane Lima, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Vitória da Conquista; e Raimundo Viana, do Colégio Opção.
Fonte: Da Redação | Foto: Divugação/PMVC