A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima que os produtores de café no Brasil, deverão colher 50,38 milhões de sacas na safra de 2022/2023, conforme o terceiro levantamento divulgado. As áreas plantadas já somam 99%, e o volume de produção aumentou 5% desde o último ano.
O café arábica deverá produzir 32,41 milhões de sacas, 3,1% a mais que a safra anterior. O canéfora, tem produção estimada em 18 milhões de sacas, o que pode ser um novo recorde de produção, com aumento de mais de 10,3% quando falamos de volume. Para o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro “os números da Conab se aproximam da realidade”, diz.
Ainda de acordo com a Conab, em 2022, a cultura nacional de café, tem 2,24 milhões de hectares. A companhia prevê que a produção média nacional de café cresça em 27,4 sacas por hectare, se comparada a última safra. Minas Gerais é o estado número um em produção de café, devido ao clima, a produção ficou estimada em 22 milhões de sacas, a maior redução vem do Sul de Minas, com queda de 17,8% na produtividade.
Fonte: AgroLink | Foto: Divulgação