Sem receita própria significativa o município sobrevive, basicamente, das transferências constitucionais e aposentadorias. Além do perfil socioeconômico que por si só é um desafio ao desenvolvimento dos cândido-salenses, a baixa qualidade da administração pública e a corrupção endêmica diminuem ainda mais as possibilidades.
É provável que a má administração seja a principal causa da letargia socioeconômica do município de Cândido Sales, pois os governantes municipais da segunda década do século XXI não avançaram significativamente no que diz respeito a políticas públicas para a população e, principalmente, para a população jovem.
Os projetos implementados, principalmente entre os anos 2002 e 2013, foram iniciativas do governo federal através de programas e políticas públicas que asseguram direitos constitucionais. Mesmo estes programas cujo financiamento é garantido por outras instâncias governamentais como BOLSA FAMÌLIA, PROJOVEM, PETI, EJA, MAIS EDUCAÇÂO, PRONATEC etc, não foram bem conduzidos pela gestão pública de Cândido Sales neste período. Ao contrário, gestores municipais foram condenados por desviarem recursos desses programas destinados à população.
O aumento da dívida pública municipal em 18 Milhões somente entre 2016 e 2017, demonstra a inabilidade dos últimos gestores de Cândido Sales na condução do Patrimônio da cidade, o endividamento que caminha para atingir o teto estabelecido em lei, atualmente, impede o município de firmar convênios e contratos com os governos federal e estadual, também impede algumas parcerias público-privadas.
A inexistência de projetos estruturados reflete a falta de responsabilidade desses gestores públicos com a população, pois mesmo existindo programas e fundos acessíveis a serem implementados no município, os gestores não são capazes de viabilizar, por desinteresse ou falta de competência.
O resultado é que, sem o acesso à educação de modo a ampliar a sua concepção de mundo e de cultura para potencializar os talentos e sensibilidade humana, o jovem é lançado à própria sorte numa realidade em que a competitividade e o consumismo representam prisões ideológicas e principais causas das prisões reais.
A construção do projeto e busca de oportunidades para a juventude cândido-salense deve começar nas urnas, com decisões coerentes com a mudança de verdade, enquanto colocar os causadores do atraso local à frente do interesse da população não poderão esperar resultados diferentes para o município de Cândido Sales.
Fonte: FDC | Foto: Divulgação