Volta às aulas em Manaus tem máscaras gigantes e descumprimento dos protocolos
Dia a Dia

Volta às aulas em Manaus tem máscaras gigantes e descumprimento dos protocolos

Autor: Bahia Noticias | Foto: Reprodução/ G1

A volta das aulas presenciais na rede pública estadual de Manaus, primeira capital brasileira a efetivar o retorno, foi marcada por memes e deboche de alguns alunos. As cenas foram publicadas nas redes sociais pessoais dos estudantes. De acordo com o G1, foi possível detectar o uso incorreto da máscara de proteção e descumprimento do distanciamento de segurança.

Alguns estudantes postaram imagens com as máscaras distribuídas pelo governo do Estado, que, pelo tamanho, cobrem todo o rosto dos estudantes. Em outro post, uma estudante aparece fazendo a sobrancelha de uma colega.

Outra publicação repercute o meme “expectativa X realidade” . Na parte ideal, alunos aparecem com máscara, cumprindo o distanciamento social e aguardando para lavar as mãos. Já na realidade, os alunos aparecem aglomerados durante o intervalo e uma multidão agrupada em um dos acessos ao colégio.

As aulas presenciais retornaram nesta segunda-feira (10), após 146 dias de suspensão. Entre os meses de abril e maio Manaus sofreu um colapso no sistema de saúde e no sistema funerário por conta do alto número de infectados e de óbitos em decorrência da Covid-19.

Em junho, com a queda no número de mortes e casos diários, o governo do Amazonas começou a permitir a reabertura do comércio e das escolas privadas.

Ao G1, a Secretaria de Educação do Estado afirmou que os alunos e professores estão sendo orientados sobre o uso correto da máscara. Já sobre a aglomeração do lado de fora da escola na montagem citada, a secretaria explicou que, apesar de conscientizar sobre a importância do distanciamento, não é responsável pelas aglomerações em frente às unidades de ensino.

Nesta terça-feira (11), um grupo de estudantes contrário ao retorno realizou protesto. O ato contou com representantes do Associação Sindical dos Professores de Manaus (Asprom), que deflagrou greve de professores na segunda (10), e integrantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Foto:Reprodução/G1
Foto: Reprodução/G1